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Entre terror e ação, "Resident Evil: Revelations 2" diverte mas não assusta

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

24/02/2015 17h12

Fãs de "Resident Evil" não deveriam ter do que reclamar em 2015: após o sucesso do nostálgico "RE HD Remaster" no começo do ano, um mês depois a Capcom traz "Revelations 2", game ambientado entre o quinto e o sexto "Resident", estrelado por alguns dos personagens favoritos do público, como Claire Redfield e Barry Burton.

O game também é um experimento para a produtora japonesa, uma vez que é distribuído em episódios semanais, como uma série de TV. O primeiro capítulo chegou hoje (24) para PC, PlayStation 3, PS4, Xbox 360 e Xbox One. Previsto para sair também para PS Vita, "Revelations 2" vai deixar de fora as plataformas da Nintendo - o que é uma pena, já que a subsérie nasceu no portátil 3DS e ganhou uma versão para Wii U em 2013, quando foi adaptado para consoles.

É uma decisão estranha da Capcom, pois a julgar pelo primeiro episódio, não há nenhum grande avanço técnico em "Revelations 2" que justifique deixar a Nintendo de lado. O jogo está longe de ser o "Resident Evil" mais bonito já feito, mesmo nos consoles de nova geração - os gráficos estão abaixo do que é visto em "Resident 6", lançado em 2012.

"Revelations 2" também peca no acabamento: zumbis que rastejam e acabam com a cabeça ou partes do corpo atravessando a parede de suas celas apertadas, insetos enormes que flutuam quando deveriam andar pelas paredes e outros pequenos detalhes que sugerem uma produção menor dentro da franquia "Resident Evil".

VEJA MOMENTOS INICIAIS DE "RE: REVELATIONS 2"

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Sem assustar ninguém

"Revelations 2" até tenta recriar o clima de terror dos "Resident Evil" clássicos, mas não esconde a predileção para a ação cooperativa que marcou os principais jogos da série nos últimos anos. Com a campanha dividida em duas (Claire e Moira, Barry e Natália), o jogo segue os passos dos personagens em uma misteriosa ilha prisão, onde experimentos transformaram internos em mortos-vivos ou coisas piores.

No primeiro episódio, você começa o jogo com Claire e Moira, explora a prisão em busca de uma saída e aos poucos vai formando uma imagem do que está acontecendo. No arco das garotas, o game tenta manter a tensão de um "Resident" de raiz: poucas armas, munição escassa e puzzles envolvendo peças e armadilhas.

Já no arco de Barry Burton a conversa é outra: o personagem já chega no jogo equipado com uma pistola, um revólver pesado e um fuzil militar. Munição é mais frequente, ainda mais com a ajuda da misteriosa Natália, garotinha capaz de se esgueirar por lugares apertados e encontrar itens escondidos, inclusive muitas balas para Barry. Conveniente, não?

Até mesmo os inimigos se dividem entre zumbis putrefatos e rastejantes (e alguns bem ágeis e saltitantes) e as criaturas bizarras do primeiro "Revelations".

Ambos os arcos permitem jogo cooperativo local em tela dividida e essa é a melhor maneira de jogar "Revelations 2". Já no primeiro episódio, as principais cenas do jogo são mais divertidas se você jogar acompanhado, com um membro cuidando do combate e o outro ativando uma armadilha ou executando alguma outra tarefa, por exemplo.

O jogo conta com mecânicas novas, todas orientadas para a ação, como um sistema de sangramento para os personagens e melhorias que são adquiridas ao final de cada arco, como em um jogo de RPG. É possível deixar os personagens mais fortes, melhorar a velocidade de recarga das armas ou a eficiência das ervas curativas, por exemplo.

Perdido na tradução

Infelizmente, é notável o desleixo com a localização brasileira. O jogo vem com suporte para vários idiomas, como inglês, japonês e italiano, mas não oferece dublagem em português. Isso não seria um problema se as legendas não estivessem cheias de frases sem sentido. Ao que parece, toda a atenção foi dedicada aos palavrões da adolescente Moira Burton, traduzidos com esmero e criatividade.

Logo no começo, o líder do grupo anti-bioterrorista do qual Claire e Moira fazem parte, diz: "Preciso procurar pela Terra Save", frase que não faz o menor sentido já que todos estão bem ali, na festa junto com ele. A frase na verdade era "Preciso ficar de olho na Terra Save". Outras falas sofrem do mesmo problema, com traduções fora de contexto.

Pior, ao tentar abrir um baú trancado, Moira e Natália executam um minigame - mova a alavanca sobre uma área, pressione e segure um gatilho quando sentir a vibração correta - que é chamado, por motivos desconhecidos, de "Aperfeiçoar".

Pegar agora ou esperar?

Primeiro "Resident Evil" episódico, "Revelations 2" consegue manter um bom ritmo no primeiro capítulo, encerrando ambos os arcos em momentos de impacto que deixam o gancho pronto para a próxima sessão de jogo. Diferente dos jogos da Telltale que geralmente levam 30 dias para receber um novo episódio, o game da Capcom é dividido em 4 episódios semanais e terá uma versão em disco em março, com 2 capítulos extras.

Vale notar que o disco de "Revelations 2" é bem mais caro do que adquirir o game todo por download. A caixinha sai por R$ 150 (PS4 e Xbox One) ou R$ 130 (PS3, Xbox 360). Digital, o jogo sai por R$ 50 na PS Store, por exemplo. A justificativa para o preço está no conteúdo extra, como os 2 episódios adicionais e personagens para o modo Raide. A versão em disco também terá um livro de arte exclusivo, coisa que pode interessar aos fãs e colecionadores.

Veja o conteúdo do disco de "Resident Evil: Revelations 2":

. Todos os quatro episódios principais de "Revelations 2"
. Dois episódios extras com os personagens Moira Burton e Natália Korda
. Personagens extras para modo Raide: Wesker e Hunk
. Quatro trajes alternativos para personagens principais (um para cada)
. Quatro cenários extras para o modo Raide

Mas se você não tem problemas em jogar um episódio por semana, pode se divertir com "Revelations 2" desde já. Apenas lembre-se que o game está longe do terror "de raiz" do recente "Resident Evil HD Remaster".