Topo

Conheça e acompanhe os principais campeonatos de jogos de luta em 2015

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

03/03/2015 10h01

A temporada dos campeonatos de jogos de luta está começando. Jogadores de todos os cantos do mundo estão se reunindo em frente aos seus controles tipo de fliperama disputando grandes campeonatos em busca do oponente mais forte e mais versátil.

Mas é complicado saber quando vai rolar um evento ou outro. Os campeonatos de jogos de luta, em sua maioria, não são tão divulgados como os de "League of Legends" e "Dota 2".

Existem algumas exceções como o Evolution, que é um dos eventos mais esperados no mundo do eSport. Os dados mais recentes divulgados pelos organizadores mostram que em 2013 o evento atraiu mais de 1,7 milhão de espectadores nos três dias de evento, com destaque para 144 mil expectadores simultâneos na grande final de "Ultimate Marvel Vs. Capcom".

Mas mesmo sendo o mais popular, o Evo não é o único campeonato de jogos de luta que existe. Os grandes nomes que aparecem no evento aparecem antes em diversas competições ao redor do globo, como é o caso de Joseph "Mango" Marquez, talvez um dos principais jogadores de "Super Smash Bros. Meelee" que participa de diversos campeoantos como o SoCal (South California) e o Apex.

A lista abaixo compreende os principais campeoantos que acontecerão em 2015 e que você deveria ficar de olho.

ONDE ACOMPANHAR OS PRINCIPAIS CAMPEOANTOS

TORNEIOPRÓXIMO EVENTOSITE
Final Round20-22 de marçowww.finalround.org
Shadaloo ShowdownA definirwww.shadowlogic.com.au
Community Effort Orlando26-28 de junhowww.ceogaming.org
NorCal Regionals3-5 de abrilwww.norcalregionals.com
Arcade Stream25 de abrilwww.beastapac.com
SoCal Regionals1-5 de maiowww.socalregionals.com
Stunfest22-24 de maiowww.stunfest.fr
Evolution Championship Series17-19 de julhoevo.shoryuken.com
CPT Brasil Game Show8-12 de outubrowww.brasilgameshow.com
Canada CupA definirwww.canada-cup.ca
Capcom CupA definirwww.capcomcup.com

Tem pancadaria no Brasil

Aqui no Brasil existem diversos campeonatos rolando, porém poucos deles são divulgados massivamente, o que acabam relegando a cena local para um nicho bem específico de fãs. Os mais conhecidos em território nacional são o Treta Campionship e o X-Revolution.

O X-Revolution é um dos movimentos com maior presença nas redes sociais. Vira e mexe os organizadores fazem transmissões online

Mesmo acontecendo durante a Brasil Game Show, a etapa brasileira do Capcom Pro Tour é outro grande campeonato que você deve ficar de olho. No ano passado Eric Moreira Silva, o ChuChu, conseguiu chegar à etapa final do CTP nos EUA – um feito inédito para um pro-player brasileiro de jogos de luta. ChuChu é conhecido por dominar a Chun-Li em "Ultra Street Fighter".

Os campeonatos brasileiros abrangem uma gama maior de games, como "The King of Fighters XIII", "Mortal Kombat", entre outros. Se você quer acompanhar a cena dos jogos de luta no Brasil fique de olho nas páginas do Treta Campionship, X-Revolution e no Capcom Unity Brasil.

VEJA COMO JOGAR MELHOR "STREET FIGHTER IV"

  •