Topo

Após 28 anos, EA fecha estúdio que criou "SimCity"

Do UOL, em São Paulo

04/03/2015 17h18

A Electronic Arts resolveu fechar o estúdio Maxis Emeryville, conhecido pelas séries "SimCity" e "Spore". A revelação foi feita por Guillaume Pierre, designer do mais recente game da série de administração de cidades.

"Foram 12 anos divertidos, mas chegou a hora de desligar as luzes e colocar a chave debaixo da porta", afirmou Pierre em publicação no Twitter.

Ao ser questionado, o designer afirmou que o estúdio não existe mais e que "todos estão desempregados".

Em nota oficial, a EA confirmou o encerramento de suas atividades em Emeryville. De acordo com a empresa, a marca "The Sims" segue inafetada pela mudança, enquanto outras franquias, como "SimCity", serão realocadas para outros estúdios.

E agora?

A Maxis Emeryville era o principal estúdio da marca EA Maxis, que tem como foco a criação de games casuais e títulos para jogadores "não tradicionais".

Dentro deste leque de desenvolvimento seguem existindo o The Sims Studio, fundado em 2006 como um braço da Maxis para o desenvolvimento da série "The Sims", e a EA Salt Lake.

O mais recente lançamento de grande porte da Maxis Emeryville foi "SimCity", considerado um grande fracasso de vendas e crítica, que sofreu com uma série de problemas técnicos graves.

A EA mencionou planos para "criar novas experiências para fãs de 'Sims' e 'SimCity' no futuro", mas não revelou detalhes de como ou quando isso acontecerá.

Histórico

Fundada em 1987 como Maxis Software, a empresa de Will Wright ganhou visibilidade com o desenvolvimento de uma série de simuladores, como "SimCity", "SimAnt" e "SimFarm".

Em 2000, o estúdio lançou "The Sims" - game que viria a ser um dos mais vendidos da história.

A lista de games desenvolvidos pela Maxis ainda inclui "Darkspore", "SimCopter", "Marble Drop" e "RoboSport".