Topo

Tem até "Mortal Kombat": conheça 10 jogos mobile para ficar de olho em 2015

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

05/03/2015 16h28

2014 foi um bom ano para jogos de celulares, e pelos anúncios que já temos, 2015 promete repetir a dose.

Muitos games que são sucesso nos celulares e tablets chegam de repente, sem aviso prévio. Mas o envolvimento de cada vez mais grandes produtoras nesse mercado garante que muitos títulos são anunciados com grande antecedência, como acontece em outras plataformas.

Como muitas dessas revelações podem passar despercebidas, UOL Jogos preparou uma lista com 10 títulos promissores nos quais você deve ficar de olho, já que eles deverão ser os maiores inimigos da bateria do seu smartphone em 2015. Confira:

  • RPG de ação terá modo multiplayer online competitivo nos celulares

1. Dungeon Hunter 5 (Gameloft)
10 de março • iOS, Android e Windows Phone

Após tropeçar com a quarta versão de sua série de RPGs de ação, a Gameloft promete se redimir com as novidades de "Dungeon Hunter 5". Além de gráficos retrabalhados, o game terá um novo modo multiplayer. Nele, jogadores deverão montar um calabouço, com inimigos e armadilhas, para depois desafiar amigos e rivais a tentar a sorte contra tais desafios.

Outro destaque é o sistema de fusão de itens, herdado de jogos como "Puzzle & Dragons". Por meio dele, nada será desperdiçado: uma arma mais fraca que não serve mais pode ser transformada em upgrades para uma outra, mais poderosa.

  • Jogo marcará o retorno da Big Huge Games ao gênero estratégia

2. DomiNations (Big Huge Games)
2015 • iOS e Android

Primeiro jogo da Big Huge Games, de "Rise of Nations" e "Kingdoms of Amalur", após seu retorno das cinzas, "DomiNations" será um complexo jogo de estratégia para dispositivos mobile.

Com toques de "Clash of Clans", o game colocará o jogador no controle de uma civilização da idade da pedra, que deve evoluir para outras eras e prosperar através da conquista de povos vizinhos e de árduas batalhas. Como já é esperado do gênero no formato mobile, "DomiNations" será gratuito.

  • Game terá narrativa com escolhas no mundo cúbico de "Minecraft"

3. Minecraft: Story Mode (Telltale Games)
2015 • iOS e Android (e outras plataformas)

Após dezenas de milhões de jogadores criarem suas próprias aventuras e narrativas com os mundos repletos de cubos de "Minecraft", chegou a hora da Telltale Games, de "The Walking Dead" e "Game of Thrones", apresentar a sua versão desse universo.

"Minecraft: Story Mode" será um adventure nos moldes pelos quais a Telltale ficou conhecida, dividido em capítulos e com uma trama que toma diferentes rumos dependendo das escolhas dos jogadores. Ainda não conhecemos nenhum detalhe da história... Já imaginou se o protagonista for um Creeper?

  • Todos os personagens de "Mortal Kombat X" nos consoles estarão no celular

4. Mortal Kombat X (NetherRealm Studios)
Abril de 2015 • iOS e Android

Seguindo os passos da bem-sucedida versão mobile de "Injustice: Gods Among Us", "Mortal Kombat X" será lançado para celulares como uma experiência paralela àquela que fãs aproveitarão nos consoles e PC.

Misturando card game e lutas, o game gratuito permitirá que jogadores desbloqueiem certos extras também em suas versões 'grandes'.

  • Novo "Need for Speed" trará corridas de rua para tablets e celulares

5. Need for Speed: No Limits (Electronic Arts)
2015 • iOS e Android

Enquanto a EA não anuncia um novo "Need for Speed" para consoles, fãs poderão se divertir com "No Limits" nos celulares e tablets.

Desenvolvido pela Firemonkeys, de "Real Racing", o game tem como foco corridas de rua ao estilo da linha "Underground". Jogadores poderão personalizar e tunar seus veículos, competindo contra o computador em uma longa campanha, ou então contra rivais online.

  • Terceira parte da saga "Sorcery!" dará mais liberdade de escolha aos jogadores

6. Steve Jackson's Sorcery! Part 3 (inkle)
2015 • iOS

Após deixarem os fãs de "Sorcery!" esperando quase dois anos por uma continuação para a saga, a inkle já se prepara para lançar "Part 3" na AppStore.

Versão digital dos celebrados gamebooks de Steve Jackson, "Sorcery! Part 3" permitirá que os jogadores decidam o destino de seu personagem, que é obrigado a lidar com um perigoso mundo medieval repleto de magia. Escolhas feitas nas partes anteriores da saga terão influência na aventura, que promete ser a mais aberta até agora.

  • Game que simula RPGs de mesa ganhará upgrade nos gráficos

7. Knights of Pen & Paper II (Paradox Interactive)
14 de maio • iOS e Android (e PC)

Criado pelos brasileiros da Behold Studios, "Knights of Pen & Paper" virou franquia. Agora na mão da finlandesa Kyy Games, a série ganhará uma continuação em ao estilo 16-bit.

O RPG, que tem como personagens jogadores de RPGs de mesa, terá novos monstros, habilidades, piadas e um sistema de combate reformulado.

  • "Mevius" é uma produção de Yoshinori Kitase, veterano de "Final Fantasy"

8. Mevius Final Fantasy (Square Enix)
2015 • iOS e Android

Supostamente desenvolvido com o mesmo esmero que um "Final Fantasy" da saga principal, "Mevius" será um RPG nos moldes tradicionais exclusivo para celulares e tablets.

Com jobs, calabouços, combates por turnos e mais, o jogo acontecerá sob a perspectiva de um protagonista que acorda sem suas memórias no mundo amaldiçoado de Paramatia. Sua missão na aventura é resolver o mistério que envolve a região, acabando com as esperanças de seus habitantes.

  • "Through the Ages" é mais um game que sairá dos tabuleiros em direção ao celular

9. Through the Ages: A Story of Civilization (Czech Games Edition)
2015 • iOS e Android

Lançar jogos de tabuleiro no formato digital para tablets e celulares já virou uma tendência. Depois de "Carcassone", "Ticket to Ride" e muitos outros, é a vez de "Through the Ages" aparecer nas lojas de aplicativo.

Baseado no mesmo conceito de jogos como "Sid Meier's Civilization", o título tem como foco a construção de uma civilização. O objetivo final, porém, não é destruir os vizinhos, mas sim prosperar com avanços tecnológicos e sociais.

  • Jogo será primeiro "Assassin's Creed" mobile com mesma fórmula dos consoles

10. Assassin's Creed Identity (Ubisoft)
2015 • iOS e Android

Depois de incontáveis apps companheiros, spin-offs e card games, chegou a vez de "Assassin's Creed" ganhar um jogo dos grandes no smartphone.

"Identity" será um game de ação na mesma pegada de "Unity" e qualquer outro título da série para consoles. Em um mundo aberto, um assassino deverá cumprir missões de furtividade geradas aleatoriamente. O grande diferencial do jogo é que ele não tem uma história, mas sim um foco em pontuações e na evolução do protagonista.