Topo

GDC: Steam Controller ganha formato final, mas não está 'pronto' para MOBAs

Théo Azevedo

Do UOL, em San Fracisco

06/03/2015 13h46

Enfim a Valve Software chegou ao formato final do Steam Controller, joystick com o qual a empresa espera substituir a tradicional combinação de teclado e mouse, algo crucial para o sucesso das Steam Machines, os híbridos de PC e videogame que começam a chegar às prateleiras dos Estados Unidos a partir de novembro.

Porém, a ideia de jogar um MOBA como "DotA 2" ou mesmo "League of Legends" com o Steam Controller ainda parece distante: "Até acho possível o controle funcionar em 'DotA 2', mas este é provavelmente o caso mais extremo em termos de mapeamento de comandos e cliques do mouse", explica Scott Dalton, designer da Valve Software, em entrevista ao UOL Jogos. "Vamos ver o que acontecerá quando as pessoas começarem a utilizar o Steam Controller".

De acordo com o designer, em geral as pessoas levam uma hora para se adaptar ao Steam Controller: "Há quem tenha uma memória de 15 anos jogando em outros joysticks, então leva um certo tempo até se habituar mesmo".

  • Reprodução

    Modelo anterior do Steam Controller não tinha alavanca analógica

Após diferentes tentativas e protótipos, o Steam Controller ganhou um design elegante funcional. As duas superfícies sensíveis ao toque, marca registrada do joystick, ainda estão lá, mas a da esquerda ganhou textura em forma de cruz, enquanto a outra é lisa, para funcionar como o mouse de um laptop, por exemplo.

O controle traz ainda um direcional analógico e quatro botões de face que utilizam o padrão ABXY do Xbox e as cores, tornando-o familiar para quem está habituado a jogar os joysticks do Xbox 360 e Xbox One.

Por fim, há um botão Steam, na frente, a ser utilizado para funções como abrir o próprio Steam, por exemplo, e dois botões para fazer as vezes das funções Start, Select etc. A parte traseira traz os já tradicionais botões de ombro, tanto na esquerda quanto na direita.

O Steam Controller vai custar US$ 50 e será lançado junto com as Steam Machines, em novembro.