Topo

"O Morpheus é um aparelho de alta tecnologia e isso tem um preço", diz Sony

Théo Azevedo

Do UOL Jogos, em San Francisco

06/03/2015 15h59

Ainda falta cerca de um ano para o Project Morpheus, óculos de realidade virtual da Sony para o PlayStation 4, chegar ao mercado. Mesmo assim, as especificações técnicas do dispositivo estão praticamente definidas. O que falta? "Um ajuste aqui, outro acolá, coisa que você talvez nem perceba que mudou até o produto final", diz Shuhei Yoshida, presidente dos estúdios globais da Sony, em entrevista ao UOL Jogos.

Entretanto, o preço do Project Morpheus ainda é um mistério, sobre o qual a Sony ainda não está pronta ou à vontade para falar. "Nossa principal prioridade é construir um dispositivo confortável, que não cause dores de cabeça ou enjôos após horas de uso. Para tanto, um display de 1080 linhas progressivas a 120Hz é fundamental, e isso vem com um preço", explica Yoshida.

O executivo, no entanto, fala em um "valor razoável" e garante que, assim como a acontece com o modelo de venda de videogames, a empresa não vai ganhar dinheiro com a comercialização do Morpheus: "Não precisamos fazer dinheiro com a venda dos óculos, pois o lucro vem dos jogos".

Yoshida demonstra admiração pelos demais concorrentes do mercado, como o Oculus Rift e o HTC Vive, mas acredita que o Morpheus tem um trunfo inigualável: o PlayStation 4.

"Quem compra um PS4 espera conectá-lo a TV e fazê-lo funcionar imediatamente, sem se preocupar com drivers, placa de vídeo etc. Os desenvolvedores também têm mais tempo para se concentrar nos jogos, e não em compatibilidade de hardware. A abordagem com o Morpheus é exatamente a mesma".

  • Montagem/UOL

    Com lançamento marcado para o 1º semestre de 2016, o Morpheus será uma das principais atrações da Sony para a E3, em junho, quando a empresa vai começar, enfim, a revelar quais jogos serão lançados para o dispositivo.

POR DENTRO DO MORPHEUS

OLED display: a tela OLED de 14,5 centímetros possui resolução de 1920 x RGB x 1080, que aumenta o campo de visão e diminui o “borrão” de movimento.
120hz de taxa de atualização: a taxa de atualização, conhecida como "refresh rate", dobrou em relação ao protótipo anterior, permitindo que os jogos rodem a 120 quadros por segundo.
Latência: por enquanto, o Morpheus esta conseguindo uma latência de 20ms, algo essencial para que não haja atraso na reação aos comandos.
Sensores: a versão mais recente do aparelho ganhou três LEDs, um na frente e dois aos lados, totalizando nove LEDs para suportar um monitoramento de 360 graus.
Design: está mais confortável usar o Morpheus, graças ao design de faixa única e ao botão de soltar. A faixa da cabeça distribui melhor o peso, e alivia a pressão contra o rosto.