Topo

Crash Bandi-quem? Relembre os mascotes que foram esquecidos pelos games

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

11/03/2015 18h40

Entre jogos indie e superproduções, hoje já não faltam opções de jogos em nenhum gênero. Até mesmo as categorias mais obscuras da indústria recebem novos lançamentos com frequência. Mas há um buraco nos corações dos nostálgicos que mesmo assim segue sem ser preenchido.

Não faltavam mascotes na indústria dos anos 1990. Populares em todas as plataformas, eles eram personagens coloridos que seguiam o estereótipo simples de herói ideal. Era difícil não se apaixonar pelos figuras.

Os anos passaram, o realismo chegou aos games, e eventualmente os mascotes desapareceram. Mario e Sonic são exceções: relíquias de um tempo em que todo mês tinha aventura de mascote nova nas locadoras.

Com tanto espaço para jogos digitais de menor porte, fãs agora clamam pelo retorno de alguns de seus heróis favoritos.

Pensando nisso, UOL Jogos preparou uma lista dos mascotes que foram esquecidos pela indústria - mas não pelos fãs - e analisamos quais são as chances deles voltarem.

1. Crash Bandicoot
Primeira aparição: 1996 • Desaparecido desde: 2010

Considerado por muitos o mascote não oficial do primeiro PlayStation, Crash conquistou o mundo com seu carisma e seu humor bizarro em uma série bem diferente de jogos de plataforma 3D.

O marsupial de calças jeans tinha como missão acabar com os malignos planos do Dr. Neo Cortex, seu criador, e salvar as Wumpa Islands, que fariam parte de um fictício arquipélago na Austrália.

Apesar de ter vendido mais de 40 milhões de jogos ao longo de seus anos de atividade, a série caiu em esquecimento. Quando chegou o PlayStation 2, a Naughty Dog, onde trabalhavam seus criadores, resolveu trabalhar em uma nova franquia e abriu mão de dar prosseguimento às aventuras de Crash.

Na década seguinte, o mascote passou pelas mãos de 8 estúdios e 5 produtoras diferentes, teve pelo menos 3 jogos cancelados, mas nunca voltou a brilhar como nos seus dias de PlayStation.

  • Crash dava uma de Indiana Jones muito antes de Nathan Drake nascer

Alguma chance dele voltar? Cinco anos após lançar "Crash Bandicoot Nitro Kart 2" para celulares e tablets, a Activision ainda é a dentetora dos direitos de distribuição da série.

Após rumores em 2013 indicarem que a Sony teria comprado tais direitos da empresa, um porta-voz da Activision veio a público dizer que eles "continuam explorando formas de como trazer a série de volta à vida". Até agora, nada.

2. Banjo-Kazooie
Primeira aparição:
1998 Desaparecido desde: 2008

O urso e o pássaro Banjo e Kazooie fizeram a felicidade de muitos no Nintendo 64, expandindo a fórmula de plataforma de "Super Mario 64" em uma aventura cheia de quebra-cabeças e... É, eram muitos quebra-cabeças.

Assim como "Donkey Kong 64", o game da Rare se preocupava em soterrar os jogadores com a quantidade de itens coletáveis espalhados pelo cenário. Achar tudo sem acompanhar um detonado era uma tarefa para poucos. E na sequência, "Banjo-Tooie", a dificuldade apenas aumentou.

Mais do que a chuva de coletáveis, porém, o que fez do game um dos favoritos do fim dos anos 1990 foi a dinâmica entre os dois protagonistas. Sempre juntos, eles deviam combinar suas habilidades de maneiras inteligentes para ultrapassar desafios. A fórmula fez escola, sendo a clara inspiração de "Ratchet & Clank".

Depois de cair nas mãos da Microsoft, a Rare deu mais uma chance aos mascotes com "Nuts & Bolts". O game divertia, mas deixava para trás muitas das principais características dos originais em prol de um foco na construção de veículos.

  • "Nuts & Bolts" foi bem recebido, mas o game era diferente demais

Alguma chance deles voltarem? Depois de relançar "Kazooie" e "Tooie" para o Xbox 360, a Rare se manteve em silêncio sobre a possibilidade da franquia retornar.

Enquanto isso, ex-funcionários da Rare que trabalharam nos games originais fundaram a Playtonic Games, e agora já preparam um game que promete seguir à risca a fórmula da série, apesar de usar outros personagens. Os detalhes do projeto ainda são escassos, mas os nostálgicos devem ficar de olho.

3. Alex Kidd
Primeira aparição:
1986 Desaparecido desde: 1990

Antes do Sonic, havia Alex Kidd. O mascote dos jogos de plataforma de Master System fez muito sucesso com títulos como "Miracle World" e "Enchanted Castle". No Brasil, uma enorme campanha de marketing da Tec Toy fez com que o personagem rapidamente se tornasse um rival à altura do Mario.

Mas eis que chegou o o Sonic. Ágil, moderno e muito mais vendável nos anos 1990, o azulão empurrou Kidd para o fundo da geladeira. Ele está até hoje lá, saindo apenas ocasionalmente para fazer pontas e pequenas aparições em jogos como "Sonic & All-Stars Racing Transformed".

Alguma chance dele voltar? Não. Quer dizer, nunca diga nunca... Mas a Sega nunca deu indícios de que planeja trabalhar em um novo "Alex Kidd". No máximo, fãs podem esperar por relançamentos dos games clássicos em coletâneas ou plataformas de distribuição digital.

4. Battletoads
Primeira aparição:
1991 Desaparecido desde: 1994

Introduzido ao mundo em 1991 como um dos últimos mega lançamentos do Nintendinho, "Battletoads" surpreendeu muitos com seu design inteligente e variado, mas acima de tudo por causa de sua dificuldade.

As desventuras dos sapos Rash, Zitz e Pimple deram dores de cabeça a muitos jovens e marmanjos ao longo dos anos 1990. O game virou lenda urbana, e desaparecia das prateleiras das lojas e locadoras justamente por ser muito difícil.

Mas sucesso apenas nos games não era a meta da Tradewest, produtora da série. Além de financiar sequências e ports do jogo desenvolvidos pela Rare (e até um crossover com "Double Dragon"), a empresa queria transformar os "Battletoads" em uma marca que bateria de frente com as Tartarugas Ninja.

O plano não deu certo. Sua versão em desenho só teve um episódio, e os bonecos foram ignorados nas lojas de brinquedos. Assim, os sapos foram esquecidos.

  • Phil Spencer, chefão da divisão Xbox, usou camiseta de "Battletoads" em evento recente

Alguma chance deles voltarem? Atual detentora dos direitos sobre a marca, a Microsoft só precisa oficializar o anúncio do novo "Battletoads" para tornar público o que todos já sabem.

Desde marcas registradas até aparições dos heróis em outros jogos, passando até por executivos vestindo camiseta da série em evento oficial, as evidências de que a série retornará são inúmeras. Só resta saber em que formato o retorno acontecerá.

5. Spyro the Dragon
Primeira aparição:
1998 Desaparecido desde: 2008

Criado pela mesma Insomniac Games de "Ratchet & Clank" e "Sunset Overdrive", "Spyro the Dragon" contava a história de um pequeno filhote de dragão que era obrigado a enfrentar perigosos inimigos para garantir o futuro de sua espécie, apesar de ser muito mais fraco do que um dragão adulto.

Os primeiros jogos da série fizeram muito sucesso no PlayStation. Depois, porém, a marca seguiu praticamente os mesmos passos de "Crash Bandicoot", passando de mão em mão e sofrendo com títulos cada vez mais medíocres, até que chegou no colo da Activision.

Mas, calma: "Spyro" não é o protagonista de "Skylanders", a série que criou a febre de bonecos NFC e já vendeu mais de 175 milhões de miniaturas? Sim, e não.

"Skylanders" nasceu como "Spyro's Adventure" - um spin-off das aventuras do personagem. Desde então, porém, o dragãozinho foi colocado em segundo plano, e hoje sequer aparece nos materiais promocionais dos games.

  • O primeiro Skylanders foi o último jogo com "Spyro" no título

Alguma chance dele voltar? É difícil imaginar um mundo em que a Activision vai abrir mão de uma franquia que já gerou mais de US$ 3 bilhões para tentar a sorte novamente com mais um game nominal do Spyro. Ele provavelmente permanecerá relegado ao status de personagem secundário até o fim dos tempos.

E OS OUTROS?

  • "Gex"? "Aero the Acrobat"? "Jazz Jackrabbit"? "Croc"? Se até "ToeJam & Earl" podem voltar à indústria nos dias de hoje, nada surpreenderia. Mas até segunda ordem, todas essas outras marcas estão mortas e enterradas.

  • 41454
  • view
  • pos
  •  
  • {pos_view: UOLLib.Custom.Enquete.pos_view, pos_markup: UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup, pos_markup_vote : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_vote, pos_markup_view : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_view }