Topo

Estudo explica por que Mario corre da esquerda para a direita

Do UOL, em São Paulo

17/03/2015 15h45

Você já se questionou sobre o porquê de Mario e outros mascotes do gênero plataforma sempre correrem da esquerda para a direita? De acordo com um estudo recente, a resposta é simples: o cérebro humano prefere acompanhar movimentos nesse sentido.

É o que revela o psicológo da Universidade de Lancaster Peter Walker em um artigo publicado no jornal Perception, reproduzido pelo site Gizmodo.

"Existe uma convenção no meio artístico de que itens em movimento vão da esquerda para a direita", disse Walker em nota. "Isso pode indicar uma preferência fundamental do cérebro por movimentos da esquerda para a direita".

De acordo com Walker, a lógica se aplica apenas a cenas em movimento. Em fotografias ou cenas imóveis, o cérebro não discrimina a direção para a qual o item está voltado.

Walker revela que fez seu estudo observando milhares de fotografias e cenas em movimento na internet. O psicólogo afirma que até mesmo a tipografia itálica, que pode ser usada para representar movimento, é um indício dessa tendência, já que o texto se inclina para a direita.

  • Ver Luigi correndo da direita para a esquerda é um pouco perturbador