Topo

Nintendo anuncia nova plataforma e fará jogos para mobile

do Gamehall

17/03/2015 08h25Atualizada em 17/03/2015 21h29

Após anos de resistência, a Nintendo finalmente anunciou nesta terça-feira (17) que lançará jogos com suas marcas para plataformas mobile, ao criar uma parceria com a publisher japonesa DeNA. Além disso, a empresa japonesa revelou estar trabalhando em uma nova plataforma, baseada em "um conceito totalmente inédito".

De acordo com um pronunciamento oficial, todas as propriedades da empresa poderão receber novos jogos criados especificamente para celulares e tablets.

"Para criar novas experiências de jogo completamente novas para dispositivos mobile, todas as propriedades intelectuais da Nintendo serão elegíveis para desenvolvimento e exploração graças a esta parceria", diz o anúncio. "Enquanto consumidores aproveitam este tipo de jogabilidade encontrado apenas com a Nintendo, eles terão a oportunidade de explorar ainda mais experiências premium nas plataformas de videogame dedicadas da empresa".

A DeNA é responsável pela extremamente popular plataforma japonesa Mobage, e também da publisher ngmoco, que lançou jogos como "Rolando", "Topple" e "We Rule".

Como parte do acordo pela parceria, a Nintendo adquiriu 10% das ações da DeNA, enquanto a publisher mobile agora detém 1,24% da 'Big N'.

Atualização: A notícia da chegada da Nintendo ao mercado mobile foi vista com muito otimismo por acionistas, e as ações da empresa chegaram a ter alta de 30% mais cedo. No momento desta atualização, ao final da noite, a alta é de 27,5%, com as ações sendo valendo 18,22 pontos, contra os 14,29 pontos do fechamento anterior.

Nova plataforma

"Como prova de que a Nintendo mantém bastante entusiasmo pelo setor de sistemas dedicados a games, deixe-me confirmar de que a Nintendo está atualmente desenvolvendo uma plataforma de jogos dedicada com um conceito inovador sob o codinome 'NX'", afirmou Satoru Iwata.

"Ainda é cedo demais para dar maiores detalhes sobre este projeto, mas esperamos compartilhar mais informações com vocês no próximo ano", completou o executivo.

A Nintendo não indicou se o NX chegará para substituir uma de suas atuais plataformas, ou se as três coexistirão.

Serviço online

Por fim, a Nintendo também revelou que as empresas estão desenvolvendo um serviço de contas online, que poderá ser acessível de dispositivos mobile, PC e plataformas da Nintendo, incluindo seu mais novo projeto, conhecido como NX. A expectativa é que seja lançado até o final de 2015.

De acordo com Iwata, o serviço servirá como um substituto ao programa de vantagens Club Nintendo, que encerrará suas atividades em breve e nunca esteve disponível oficialmente no Brasil.

A Nintendo já havia anunciado planos de criar conteúdo para smartphones e tablets anteriormente, mas o presidente Satoru Iwata sempre pareceu receoso em levar as grandes franquias da empresa para este mercado.

"No passado, eu me opus a fazer versões de smartphone e tablets de jogos da Nintendo", disse em fevereiro ao jornal Nikkei. "Ainda estou receoso quanto a esse mercado. Pretendemos desenvolver produtos que permitirão aos consumidores identificar os produtos da Nintendo e fazer as pessoas prestarem atenção aos jogos da Nintendo".