Topo

Diretor de "Valiant Hearts" deixa a Ubisoft após 14 anos

Yoan Fanise, ex-Ubisoft - Divulgação/DigixArt
Yoan Fanise, ex-Ubisoft Imagem: Divulgação/DigixArt

Do UOL, em São Paulo

19/03/2015 12h01

Yoan Fanise, diretor do elogiado "Valiant Hearts" - jogo inspirado em cartas reais enviadas por combatentes na Primeira Guerra Mundial - anunciou que deixará a Ubisoft depois de 14 anos na produtora francesa, alegando precisar de "um novo começo".

"'Beyond Good & Evil' foi feito por um time de cerca de 30 pessoas, com essa aura criativa e única que só Michael Ancel poderia trazer. Quanto mais crescíamos, mais essa aura diminuía. 100, 250, 500 pessoas, tudo necessário por conta da evolução técnica dos grandes jogos, mas o lado criativo e humano estava devendo algo", disse Fanise, em entrevista ao portal Gamasutra.

"A escala industrial e a organização de um projeto como 'Assassin's Creed', por exemplo, acaba com a conexão direta entre pessoas de áreas diferentes. Suas interações ficam limitadas, e é difícil ter uma visão ampla do projeto, do jogo terminado", completou o diretor.

Apesar da satisfação descrita ao participar de um projeto menor como "Valiant Hearts", resgatando o clima de produção dos primeiros anos de produtora, Yoan Fanise falou sobre a pressão constante em trabalhar numa empresa tão grande quanto a Ubisoft.

"No âmbito dos negócios, mesmo se o jogo é um sucesso, com milhões de jogadores, muitos prêmios, ele ainda rende pouco, comparado aos blockbusters. É uma realidade muito dura", finalizou Fanise.

Acusado de ser um "indie falso", por trabalhar num projeto pequeno dentro de uma gigante da produção, Yoan Fanise disse que provavelmente considerará um trabalho em produtoras independentes, apesar de não ter nada confirmado, atualmente.