Topo

Entre rumores da saída de Kojima, Konami anuncia novo "Metal Gear"

Do UOL, em São Paulo

20/03/2015 12h41

Poucas horas após os rumores da saída de Hideo Kojima da publisher Konami após uma disputa política interna, a empresa anunciou que desenvolverá um novo jogo da popular franquia idealizada pelo designer, "Metal Gear".

De acordo com a empresa, o próximo jogo da série, "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", ainda será lançado em 1º de setembro, com envolvimento de Kojima. "Além disso, a Konami Digital Entertainment Co, Ltd. continuará a desenvolver e distribuir conteúdo da melhor qualidade na série 'Metal Gear' após 'MGS V: TPP'".

"Como próximo passo na série, a Konami já decidiu desenvolver um novo título de 'Metal Gear'", continuou a empresa, que procura desenvolvedores para liderar a produção do jogo. A publisher não citou o nome de Kojima ou membros da Kojima Productions ou seu envolvimento ao revelar o novo projeto.

Conflitos internos

Rumores da saída de Hideo Kojima da Konami tiveram início na última quinta (19), após mudanças na arte de capa dos jogos "Metal Gear Solid V: Ground Zeroes", "The Phantom Pain" e "The Legacy Collection" removerem o nome do designer e logotipo de sua produtora, a Kojima Productions.

Além disso, a antiga Kojima Productions Los Angeles, criada para ajudar no desenvolvimento de "The Phantom Pain", teve seu nome alterado para Konami Los Angeles Studios. O site da produtora agora é redirecionado para a página da franquia "Metal Gear", e seu Twitter também foi alterado.

Segundo uma fonte anônima do site Gamespot dentro da Kojima Productions, disputas de poder entre o estúdio e a Konami levaram a publisher a fazer mudanças drásticas. Segundo a fonte, os membros veteranos do estúdio, inclusive Hideo Kojima, não são mais funcionários da Konami e sim, prestadores de serviço.

"Depois que terminarmos 'MGS V', Sr. Kojima e o alto escalão da produtora deixarão a Konami", disse a fonte. "Eles disseram que o contrato termina em dezembro".

A fonte também indicou que Kojima e outros membros da equipe de desenvolvimento não podem se comunicar abertamente com o público via redes sociais. A Konami não se pronunciou oficialmente sobre a relação entre a empresa e os funcionários da Kojima Productions.

Com legendas e menus em português, o próximo jogo da série, "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", sai em setembro para PC, PS3, PS4, X360 e Xbox One.