Topo

"Final Fantasy XI" será encerrado no PS2 e Xbox 360 em maio de 2016

Do UOL, em São Paulo

20/03/2015 10h01

Depois de 13 anos, a Square Enix anunciou que março de 2016 será a data de encerramento das atividades de “Final Fantasy XI”, primeiro jogo online da franquia, no PlayStation 2 e no Xbox 360. As atividades no PC continuarão por tempo indeterminado.

Antes do fim, no entanto, o jogo ganhará um capítulo final em sua campanha, chamado “Rhapsodies of Vana’diel”, que deverá amarrar os últimos 13 anos de jogo, com participação de diversos personagens clássicos do jogo.

“Nossos planos são de fazer desta uma grande conclusão do primeiro MMO da série ‘Final Fantasy’ e do primeiro MMO de consoles, de uma forma que fique pra sempre gravada nos livros de história do gênero”, disse a Square Enix em comunicado.

“Rhapsodies of Vana’diel” será lançado de forma episódica, em três partes, com lançamentos programados para maio, agosto e novembro, respectivamente.

Sobrevida móvel

“Final Fantasy XI” irá, no entanto, ganhar uma versão para plataformas móveis, também em 2016, fruto de parceria entre a Square Enix e a produtora coreana Nexon.

A versão passará por uma série de ajustes e adaptações, especialmente no sistema de organização da equipe, combate e no desenvolvimento da campanha solo.

“Final Fantasy XI” foi lançado em 2002, para PS2 e PC, ganhando versão de Xbox 360 mais tarde.