Topo

Dá um tempo: veja séries que precisam de pausa para recuperar a qualidade

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

26/03/2015 17h33

"FIFA 16", "Pro Evolution Soccer 2016", "Assassin's Creed"... Esses são alguns dos jogos que, com toda certeza, você vai ouvir falar nesse ano.

A indústria dos videogames está apinhada de exemplos de títulos que não dão descanso aos jogadores e aproveitam de sua popularidade para voltar, mesmo com poucas melhorias visíveis.

Será que algumas destas franquias não precisariam de uma pausa para descansar, refletir e voltar em novos episódios, estes sim, com muitas novidades e atrativos em relação às edições anteriores?

Com isto em mente, UOL Jogos preparou uma relação com os principais jogos que sempre aparecem na lista de lançamentos do ano e os motivo pelos quais eles precisam de uma pausa.

FIFA E PES

FIFA
Criação da série: 1993
Jogos lançados: 49
Último jogo: FIFA 15 (2014)
PES
Criação da série: 1997
Jogos lançados: 19
Último jogo: Pro Evolution Soccer 2015 (2014)
Ok, entendemos que todos os anos o mundo do futebol passa por mudanças. Neymar vai para o Barcelona, Raí volta a jogar, Ronaldinho Gaúcho engorda... Mas será que é mesmo necessário ter um jogo novo todos os anos para fazer essas mudanças? "FIFA" faz isso, acredite, há 21 anos!

Essa prática estimulou outros games de esporte a entrar na onda, como "Pro Evolution Soccer", que também lança jogos novos ano a ano com poucas novidades entre um jogo e outro.

Não seria melhor lançar atualizações de elenco ano a ano via download e guardar novas edições para apresentar novidades relevantes nas mecânicas? Acreditamos que sim e isso ajudaria muito a diminuir o desgaste das marcas.

ASSASSIN'S CREED

Criação da série: 2007
Jogos lançados: 19
Último jogo: Assassin's Creed Unity
Façamos as contas: em oito anos de existência, a série "Assassin's Creed" conta com 19 jogos, o que dá uma média de 2,37 jogos por ano. É muita coisa! Mas a série meio que "degringolou" no ano passado, quando chegaram ao mercado três jogos para consoles: "Unity" (PS4 e Xone), "Liberation HD" e "Rogue" (PC, PS3 e X360).

O problema é que, com essa quantidade de jogos que estão chegando às prateleiras, muito da qualidade da série está se perdendo, as histórias não estão se desenvolvendo bem e até mesmo os cenários – um dos principais atrativos da série – não estão sendo bem explorados.

Atualmente, para estender o jogo de forma pouco agradável ou convincente, os produtores estão colocando objetivos totalmente desnecessários e que acabam influenciando de forma negativa a experiência de jogo, como os 297(!) baús que estão espalhados pelo mapa de "Unity".

BATTLEFIELD

Criação da série: 2002
Jogos lançados: 20
Último jogo: Battlefield: Hardline (2015)
Desde que a DICE entrou para o esquadrão da Electronic Arts a série "Battlefield" tem aparecido nos videogames ano após ano, sem falta. E isso já está mostrando sinais de desgaste na série: esse tempo não tem sido suficiente para desenvolver o jogo completamente.

"Battlefield 4", por exemplo, chegou às lojas com diversos problemas de programação e servidores instáveis. Esses problemas só foram completamente corrigidos meses após o lançamento do game.

CALL OF DUTY

Criação da série: 2003
Jogos lançados: 27
Último jogo: Call of Duty: Advanced Warfare (2014)
Quando falamos de desgaste de marcas, "Call of Duty" é o primeiro título que surge na cabeça das pessoas. Desde que a série apareceu, em 2003, não houve sequer um ano no qual não fosse lançado um jogo da série. É quase um "Todo Mundo em Pânico" do mundo dos videogames.

O desgaste da série está aparecendo em vendas. De acordo com o instituto Nielsen de Pesquisa, "Black Ops II" foi o jogo mais rentável da série, em 2012, com mais de 10 milhões de unidades vendidas no primeiro mês. Desde então as vendas estão caindo . O título do ano passado, "Advanced Warfare", teve uma queda de vendas em 27% em relação a "Ghosts", que por sua vez vendeu 19% a menos que "Black Ops II".

DRAGON BALL

Primeiro jogo: 1986
Jogos lançados: 80
Último jogo: Dragon Ball: Xenoverse (2015)
O último episódio de "Dragon Ball Z" foi ao ar em 1996, mas você acha que a Namco Bandai se importa com isso? A história de Goku e companhia está se repetindo desde aquela época e a coisa ficou ainda pior depois de "Dragon Ball: Raging Blast", de 2009.

Ano após ano temos presenciado jogos chegando às lojas com mudanças ínfimas em seu conteúdo. De vez em quando a Namco Bandai tenta dar uma disfarçada, como aconteceu com "Xenoverse", com um modo história criativo, mas nada consegue esconder que já chegou a hora de apertar o botão pause e reinventar esses jogos de luta para eles voltarem a ser atrativos.

NARUTO

Primeiro jogo: 2003
Jogos lançados: 54
Último jogo: Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 (2015)
A série animada do hokage esquentadinho existe há menos tempo que "Dragon Ball", mas tem uma coleção de jogos invejável. Em 12 anos de existência, a franquia "Naruto" já foi explorada em quase todas as formas de videogames que você consegue imaginar.

O problema dos jogos atuais de "Naruto", a reciclagem de mecânicas que vem se mantendo desde "Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 4", é o fator mais gritante - os jogos que chegam aos videgames sofrem pouquíssimas alterações entre um jogo e outro. A série de TV ainda é querida por muitos e, justamente por causa disso, o ninja do Clã da Folha merece mais cuidado para não frustrar seus fãs.

SONIC

Primeiro jogo: 1991
Jogos lançados: 79
Último jogo: Sonic Boom (2014)
Indo na contra mão de todos os jogos acima, a Sega tentou de tudo com franquia "Sonic", mas são raros os jogos em que o ouriço azul conseguiu se dar bem - tanto em crítica quanto em vendas. O último bom jogo da franquia é o já longínquo "Sonic Generations", de 2011, que ainda assim apelou forte para a nostalgia.

Games como "Sonic the Hedgehog 4: Episode II", "Lost World" e "Unleashed" são exemplos de títulos que desapontaram e deixaram muito a desejar. Atualmente é mais fácil ver o mascote da Sega se dar bem em jogos fora da franquia principal, como "Sonic & All-Stars Racing Transformed" e "Mario & Sonic at the Olympic Winter Games".