Topo

Conheça "Five Nights at Freddy's", jogo que assusta milhões no YouTube

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

30/03/2015 15h50

De vez em quando um jogo surge e, do nada, vira mania. As vezes de maneira incompreensível ou difícil de explicar. Foi assim com "Minecraft" e tantos outros. A bola da vez  é "Five Nights at Freddy's", que já é o terceiro jogo mais popular no YouTube, com mais de 954 milhões de visualizações mensais, segundo pesquisa do New Zoo. A razão por trás de tamanho sucesso? O game adora pregar sustos nos jogadores.

Disponível para computadores, smartphones e tablets, "Five Nights at Freddy's" é um jogo do estilo "apontar e clicar" que custa entre R$ 10 e R$ 20, no qual você tem poucas ações para fazer - mas isso não quer dizer que é um jogo fácil.

CRIADOR E CRIATURA

Reprodução/hopeanimation.com
O título foi desenvolvido por Scott Cawthon, produtor independente e participante do Hope Animation, um projeto que reúne "animadores cristãos", que deseja espalhar os ensinamentos de Jesus Cristo por meio dos videogames. Scott criou alguns jogos para Hope Animation, como "Noah's Ark", que conta a história de Noé.

"FNAF", como o jogo é citado por seus fãs, tem como principal atrativo robôs animatrônicos que divertem as crianças durante o dia em lanchonetes. Mas quando a noite chega, essas máquinas ganham vida e andam livremente pelo estabelecimento, como se estivessem vivas. No jogo você encarna um segurança do restaurante que deve passar cinco noites observando essas criaturas perambulando de um lado para outro e tentar sobreviver às suas investidas assustadoras.

A mecânica é bem simples: você fica na sala de segurança e observa os corredores e salas do restaurante, prestando atenção no movimento dos robôs usando o circuito interno de vigilância. Caso eles cheguem próximo à sala de segurança você deve se trancar e até que eles saiam de lá. A regra número 1 é: não seja visto pelos robôs ou você terá uma morte terrível - um bicho pula na tela fazendo um som assustador.

O twist é que, para sobreviver, você tem que racionar a energia elétrica limitada para se defender. E tudo o que você faz para se defender, como visualizar as câmeras, trancar a porta e acender a luz, vai custar recursos preciosos que determinam suas chances de sobrevivência. E é aí que os sustos começam.

Medo do escuro

A simplicidade de "FNAF" deixou o jogo bem acessível para qualquer pessoa jogar. E o divertido é ver como esses robôs com aparência fofinha ficam com um ar realmente macabro no escuro. A ambientação é tão horripilante que dificilmente você consegue conter os gritos de susto e medo. E justamente esses gritos estridentes se tornaram uma febre viral no YouTube.

O youtuber norte-americano Mark Iplier é o mais assistido e já conta com uma série de vídeos que, somados, ultrapassam os 250 milhões de visualizações - seu vídeo mais visualizado já foi visto mais de 33 milhões de vezes. Seus gritos de pavor são engraçadíssimos e mesmo quem não entende inglês se diverte com as reações dele.

No Brasil, os canais Coisa de Nerd, Resende Evil e RandonsPlays mostram seus apresentadores gritando como criancinhas e também atraem milhares de espectadores. Veja abaixo uma coletânea de sustos que preparamos para seu deleite:

VEJA AS REAÇÕES DOS 'YOUTUBERS' JOGANDO "FNAF"

  •  

Como deu para perceber, os vídeos dos youtubers mais engraçados são os de gritos de medo, uma linguagem universal que não importa a origem: americanos, brasileiros e portugueses sempre gritam de medo quando um ursinho pula na tela.

A origem do medo

"Five Nights at Freddy's" se passa em um restaurante fictício chamado Freddy Fazbear's Pizza, sobre o qual, inclusive, rolou um boato na internet de que seria um restaurante do mundo real – o que de fato não é. Entretanto, o cenário é inspirado em uma rede de lanchonetes que, essa sim, existe no mundo real: o Chuck E. Cheese's.

Lá nessa rede de restaurantes existem bonecos animatrônicos que cantam músicas e "divertem as crianças" -  entre aspas mesmo, pois muitos pequenos ficam assustados com os bichos mecânicos. O vídeo abaixo mostra como é um 'show' típico no restaurante. Assista e tente não ficar com medo.

VEJA COMO É UM SHOW DO CHUCK E. CHEESE'S

  •  

Assistiu? Agora vem uma reviravolta assustadora: sabe quem é o fundador do Chuck E. Cheese? Nolan Bushnell, o criador do Atari. Ou seja: o criador de um dos videogames mais notórios de todos os tempos, montou um restaurante com bonecos animatrônicos, que serviu de inspiração para um jogo de terror incrivelmente popular. O mundo gira e dá voltas, sempre nos surpreendendo de formas bizarras – e divertidas.