Topo

Logo da produtora de Kojima é removida dos sites de "Silent Hills" e "ZotE"

Do UOL, em São Paulo

01/04/2015 17h05

Alimentando ainda mais os rumores da saída do designer Hideo Kojima da Konami, o logotipo da Kojima Productions foi removido do site do que seria seu game após "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", "Silent Hills".

Anteriormente, o logo da produtora ficava no canto esquerdo da tela. Agora, só é possível ver a marca do motor gráfico Fox Engine, desenvolvido pela Kojima Productions.

O site da já lançada "Zone of the Enders HD Collection" também não traz mais o logotipo do estúdio.

Ao site IGN, a Konami deu a mesma declaração feita após a remoção do nome de Kojima e o logo da produtora dos jogos de "Metal Gear", informando que a companhia está "trocando nossa estrutura de produção para um sistema centralizado para estabelecer uma base de operações vapaz de responder às mudanças rápidas do mercado que rodeiam nosso negócio de entretenimento digital", e que o designer e sua equipe ainda estão trabalhando na série "Metal Gear".

"Não temos nenhum anúncio novo envolvendo 'P.T.'/'Silent Hills' no momento", adicionou a empresa.

Desde que os rumores de que os dias de Kojima na Konami estavam contados, fãs especularam qual é o próximo passo da companhia em relação à "Silent Hills", uma colaboração entre o designer e o diretor Guillermo del Toro ("Labirinto do Fauno") estrelada por Norman Reedus (de "The Walking Dead") que ganhou popularidade após o lançamento do misterioso "P.T." (de "Playable Teaser", ou teaser jogável).

ASSISTA AO TRAILER DE ANÚNCIO DE "SILENT HILLS"

  •  

Conflitos internos

Rumores da saída de Hideo Kojima da Konami tiveram início no dia 19, após mudanças na arte de capa dos jogos "Metal Gear Solid V: Ground Zeroes", "The Phantom Pain" e "The Legacy Collection" removerem o nome do designer e logotipo de sua produtora, a Kojima Productions.

Além disso, a antiga Kojima Productions Los Angeles, criada para ajudar no desenvolvimento de "The Phantom Pain", teve seu nome alterado para Konami Los Angeles Studios. O site da produtora agora é redirecionado para a página da franquia "Metal Gear", e seu Twitter também foi alterado.

Segundo uma fonte anônima do site Gamespot dentro da Kojima Productions, disputas de poder entre o estúdio e a Konami levaram a publisher a fazer mudanças drásticas. Segundo a fonte, os membros veteranos do estúdio, inclusive Hideo Kojima, não são mais funcionários da Konami e sim, prestadores de serviço.

"Depois que terminarmos 'MGS V', Sr. Kojima e o alto escalão da produtora deixarão a Konami", disse a fonte. "Eles disseram que o contrato termina em dezembro".

A fonte também indicou que Kojima e outros membros da equipe de desenvolvimento não podem se comunicar abertamente com o público via redes sociais, o que foi confirmado pela Konami em entrevista com o site japonês Gamestar. A empresa também declarou que o designer não dará mais tantas entrevistas à mídia.

A Konami, por sua vez, já anunciou que está planejando criar um novo jogo da franquia após "The Phantom Pain", e procura por desenvolvedores para liderar sua produção.

Por enquanto, não há informações envolvendo a produção de "Silent Hills", ou como o envolvimento de Kojima e del Toro será alterado após estas mudanças de política da companhia.