Topo

Remasterizar é moda: jogos ganham banho de loja para vender um pouco mais

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

01/04/2015 10h24

Um dos principais lançamentos do PlayStation 4 em 2015 é "God of War III". O jogo de ação foi um dos primeiros grandes títulos do PS3 e trouxe muita ação e gráficos incríveis para o console da Sony... em 2010. Mas agora traz um visual um tanto melhor e permite que o jogador tire fotos e compartilhe em redes sociais.

Em 2014, uma das maiores apostas da Microsoft para o Xbox One foi "Halo: The Master Chief Collection", coletânea com 4 jogos da série "Halo" que, além de um modo multiplayer desapontador - e impossível de jogar! - trouxe um dos jogos, "Halo 2", totalmente remasterizado. O PS4 também recebeu sua versão remasterizada de um sucesso "do passado": "The Last of Us", melhor jogo do PS3 no ano anterior.

Um dos maiores sucessos de vendas tanto no PS4 quando no Xone é "GTA V", outro grande jogo... lançado em 2013 para PS3 e X360.

Com tanta remasterização e "versão HD", fica difícil defendes os jogos de quem os chama de "indústria do mais do mesmo", né?

No Playground de hoje (1º) UOL Jogos discute a moda dos games remasterizados. Quais desses relançamentos ficaram legais? Quais são meros caça-niqueis? Ouça o programa na íntegra logo abaixo:

UOL Jogos listou os principais jogos remasterizados já lançados para PS4 e Xbox One. Conheça os games e saiba o que esperar de cada um antes de comprar:

Remasterizar é preciso?

A moda dos jogos remasterizados surgiu em meados da geração PlayStation 3 e Xbox 360, quando os jogos deram o salto gráfico para a alta definição. Foi quando apareceram jóias como "Metal Gear Solid Essential Collection" e "Ico & Shadow of Colossus", coletâneas que trazem verdadeiros clássicos dos games para telas maiores (e melhores) do que as antigas TVs de tubo.

Naquela época, a remasterização até era vista com bons olhos, ao resgatar clássicos do passado e oferecer uma experiência melhorada, mais rica em detalhes tanto para os recém-chegados quanto para os veteranos calejados. Hoje, a diferença visual não é tão gritante. Não dá para chamar um jogo de PS3 remasterizado para PS4 de "versão HD", afinal, o produto original já está em alta definição.

Melhoram sim as animações (os famigerados quadros por segundo) e geralmente o game sai acompanhado por conteúdos extras, como já rolava antes nas edições 'jogo do ano'. Em alguns casos louváveis, o game recebe uma bela adição de conteúdo extra e bem vindas correções para falhas da versão original. Em outras, é só um tapa para uma resolução maior, que dá um ar bem caça-níquel para o "lançamento".

"GOD OF WAR III" É O PRÓXIMO 'REMASTER' DO PS4

  •  

Tem que fazer direito

Remasterizar não é ruim, é uma prática que aumenta a vida útil de um jogo, assim como o alcance com um público maior (quem tinha Xbox 360 e comprou um PS4, por exemplo, pode jogar "The Last of Us" no novo console). Também é uma forma das produtoras ganharem um dinheiro rápido no começo de um novo ciclo de consoles, alavancando com esses ganhos as novas e inéditas superproduções.

Mas antes de entrar nessa moda, é bom o estúdio se questionar: Será que vale a pena? O que poderia ser melhor nesse jogo, já que vamos mexer com ele de novo? Refazer um jogo não é errado, se for para oferecer um resultado melhor. O que não vale é cair na armadilha do "mais do mesmo".