Topo

Microsoft cogitou distribuir primeiro Xbox de graça

Do UOL, em São Paulo

02/04/2015 12h00

Antes de sua primeira incursão no mercado de consoles, a Microsoft cogitava a possibilidade de distribuir o Xbox original de graça. A revelação foi feita por Lorne Lanning, criador da franquia "Oddworld", e Seamus Blackley, uma das mentes por trás do hardware.

“Na época, a ideia era que o principal mercado do Xbox seria o de gamers casuais. Eles me procuraram oferecendo exclusividade no console, dizendo que queriam competir no mercado de ‘Mario’, e que achavam que ‘Oddworld’ tinha potencial pra isso. E que eles distribuiriam o console de graça”, contou Lanning.

“Então eu disse, ‘olha, se vocês distribuírem o console, vocês vão vencer a disputa. E se vocês vão vencer, eu quero estar junto’”, finalizou o produtor.

Um dos responsáveis pela criação do console, Samus Blackley falou sobre a possibilidade de distribuição gratuita e sobre a tensão que envolvia o projeto.

“No começo do projeto Xbox, especialmente antes dele ser aprovado como um console puro e simples, todo mundo que entrava em contato com o projeto dizia que ele tinha que ser gratuito e que deveria, obrigatoriamente, rodar o Windows, depois de um tempo no mercado”, revelou Blackley.

“Dentro da Microsoft, alguns queriam que o Xbox tivesse foco na reprodução de filmes, outros queriam que os jogos fossem feitos só pela Microsoft Studios, outros planejavam tanto investimento a ponto de engolir a Nintendo. Pode pensar em qualquer ideia ruim, qualquer uma, nós tivemos que lidar com ela”, finalizou.