Topo

Hipsters ou lumbersexuals? Veja as barbas mais marcantes dos games

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

03/04/2015 18h25

Já se foi o tempo dos homens com rosto lisinho e cara de bom rapaz. Cada vez mais, os homens preferem ostentar barbas e bigodes chamativos, dando um aspecto mais rústico para a aparência.

Essa "cara de lenhador" ganhou até um termo próprio no mundo da moda: "Lumbersexual" - caras que se viram por conta própria, arrumam os próprios carros e talvez até cortem lenha de vez em quando, mas não deixam de cuidar da aparência. Antes deles, os hipsters também já adotavam longas barbas, daquelas que deixariam cavalheiros vitorianos com inveja.

Nos games, não é de hoje que heróis e vilões se valem de barbas bacanas para compor um visual, em geral pelo apelo "badass", de cara durão com quem você vai pensar duas vezes antes de se meter. E fazem isso desde os anos 1980, quando barba nem era "modinha".

UOL Jogos selecionou 10 barbas marcantes dos games para você se divertir e, quem sabe, se inspirar na hora de mudar o visual. Confira:

1) Big Boss, da série "Metal Gear Solid", é o maior dos heróis barbudos. O espião travou grandes batalhas durante a Guerra Fria, virou vilão e foi até clonado, tudo para preservar os genes do "soldado perfeito". Mas nem o clone Solid Snake consegue ter uma barba tão 'badass' quanto a que o guerrilheiro filósofo exibe em "Ground Zeroes" e no vindouro "The Phantom Pain".

  • Divulgação

2) Símbolo da força da Rússia no mundo de "Street Fighter", Zangief treinou com ursos para aprimorar sua técnica de luta livre. E, claro, cultiva uma barba clássica, no melhor estilo 'Brutus' que, junto com o moicano, deixam claro quem é o maior brucutu entre os guerreiros mundiais!

  • Divulgação

3) A barba de Joel, de "The Last of Us", contribui para o visual paternal do personagem, sempre pronto para proteger Ellie dos monstros e bandidos do mundo pós-apocalíptico do game de PlayStation 3 (e pode ser vista em muito mais detalhe na versão de PS4).

  • Divulgação

4) De passagem pelo Brasil, o ex-policial Max Payne deixou o visual certinho para trás, raspando o cabelo e adotando uma barba descuidada, típica daqueles que não tem nada mais para se importar além da vingança contra os criminosos que mexeram com o cara errado!

  • Divulgação

5) Companheiro de Marcus Fênix em "Gears of War", Dominic Santiago está sempre pronto para serrar os nojentos Locust. Após os eventos de "Gears 2", Dom ainda sente falta da esposa e cultiva uma barba cada vez mais densa como forma de demonstrar o afeto e a saudade.

  • Divulgação

6) Gordom Freeman deve estar bem mais barbudo hoje em dia... e talvez um pouco fora de forma, esperando eternamente pelo próximo "Half-Life". Mas na época em que estava na ativa, o físico mostrou que tudo que um nerd poderia salvar o mundo, se tivesse a barba certa e estivesse equipado com um bom pé de cabra!

  • Divulgação

7) Nem só caras durões gostam de cultivar barbas bacanas. Dr. Light, o criador do robôzinho Mega Man deve ser o cientista mais barbudo dos games. No personagem, a barba branca e fofinha dá uma aparência de pai - ou seria de avô? - para o inventor.

  • Divulgação

8) Líder dos Filhos de Kohral, Arcturus Mengsk orquestrou a queda da Confederação Terrana na série "Starcraft", provocando uma verdadeira guerra e sacrificando aliados para se tornar Imperador dos terranos. Mengsk ostenta uma barba bem apropriada para sua figura majestosa e ditatorial.

  • Divulgação

9) Geralt de Rivia, protagonista da série "The Witcher" já arrancava suspiros com suas longas madeixas brancas. Em "Wild Hunt", o personagem está mais velho mas não se deixa abater, muito pelo contrário: a barba branca de Geralt (que, dizem, cresce em tempo real!) parece deixar o feiticeiro e caçador de monstros ainda mais atraente para as donzelas e aventureiras que cruzam seu caminho!

  • Divulgação

10) Mano, mafioso, hipster, caipira, motoqueiro... basta uma visita ao barbeiro para dar ao trio Franklin, Michael e Trevor, os bandidos mais barra-pesada de "Grand Theft Auto" a aparência que você quiser. Dá até para deixá-los com o estilo de personagens de filmes e séries, como "Cães de Aluguel" ou "Breaking Bad". E vamos combinar, todos eles ficam ainda mais legais com uma boa barba na cara, não acha?

  • Divulgação