Topo

"Mortal Kombat": Veja a evolução do Fatality ao longo de mais de 20 anos

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

03/04/2015 08h12

Goste você da história, dos personagens, dos cenários ou o que for, fato é que o elemento que fez a fama de "Mortal Kombat" no início de carreira e até hoje o separa dos demais jogos de luta é o Fatality.

Os tradicionais e violentos golpes de finalização até hoje são destaque em cada novo episódio da série, sempre carregando a responsabilidade de trazer algo novo ao mesmo tempo em que mantém o espírito feroz que o carateriza.

Ao longo das mais de duas décadas de vida de "Mortal Kombat", eles mudaram bastante. Embarque comigo nesta viagem pelo túnel do tempo, relembrando as mudanças, altos e baixos do Fatality.

No início humilde, em 1992, nos templos shaolin meio filme B de Hong Kong, um Fatality era basicamente um 'recorte' da vítima, como uma cabeça cortada, com uma ou outra firula, a exemplo da finalização de Sub-Zero

Claro, havia também a versão 'churrasquinho', como no Fatality de Scorpion

Não dá pra esquecer também do Fatality 'genérico' na fase The Pit: era só dar um gancho no oponente e vê-lo cair nos espetos

"Mortal Kombat 2" chegou 'virado no Jiraya' e trouxe novidades pra caramba, como o Fatality transformação de Liu Kang...

...e este outro do Shang Tsung

Mais novidades do "MKII": o fofíssimo Babality

Tinha também o Friendship, como este super legal do Johnny Cage

Ah, e como esquecer do bizarríssimo Fergality, exclusivo do Raiden e só na versão para Mega Drive

Com um vasto elenco, "MK3" não trouxe tantas novidades marcantes, mas já se lançou a alguns devaneios cinematográficos. Este Fatality do Smoke, por exemplo, mostra a TERRA INTEIRA EXPLODINDO!!1!

"Ah, mas peraí, você está esquecendo do Animality, que era super legal". Opa, não esqueci, não!

Nos festivos "Trilogy" e "Ultimate MK3" para consoles veio o impiedoso Brutality, com comandos longos e difíceis de decorar.

Com "Mortal Kombat 4" teve início a era do 3D na série. Os golpes de finalização perderam criatividade, mas ganharam ângulos mais diversos e dramáticos.

"Mortal Kombat: Deadly Alliance" prolongou o tenebroso período de transição para a era 3D. Desta vez, cada personagem ficou com apenas UM (01) Fatality, um retrocesso em relação aos títulos passados.

"MK Deception" foi mais esforçado, só que nem sempre as boas intenções vingam muito - ou vai dizer que gostou da inclusão dos tais Hara Kiri?

Mais um caso de boa intenção, péssima execução: "Mortal Kombat: Armageddon" trouxe um Fatality 'faça você mesmo', que resultava em criações pra lá de genéricas...

E o que dizer de "Mortal Kombat vs. DC Universe" que tinha Fatalities... só que não! Por causa dos heróis da DC, ninguém podia matar ninguém... ¬¬

Aliás, ao menos aproveitaram a retomada gloriosa do reboot de "Mortal Kombat" para fazer direito o Fatality do Joker, o Coringa, o Palhaço.

Neste "MK9", a grande novidade é que a engine 3D permitiu fazer Fatalities com desmembramentos diversos.

Até este Fatality grotesco e nojento do Noob Saibot. Eca!

Para "Mortal Kombat X", a grande novidade do cardápio é que, além dos desmembramentos, há um cuidado maior com as partes internas dos lutadores, como cérebros e línguas...

...e outras partes que não necessariamente conseguimos identificar. Certo, Ermac?