Topo

Fã de games antigos, Detonator já fez '27 dias seguidos' em "Enduro"

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

08/04/2015 13h52

O cantor Detonator é bem conhecido dos fãs brasileiros de heavy metal e atualmente, seus agudos podem ser ouvidos nas faixas de "Metal Folclore", álbum do projeto "Detonator e as Musas do Metal", e também no game "Smite", onde o 'filho do deus Metal' empresta a voz para o personagem DetonaThor, versão 'metaleira' de Thor, o deus nórdico do trovão.

Não é de hoje que Bruno Sutter, o alter ego de Detonator, se interessa por games. Fã de jogos antigos, Sutter contou ao UOL Jogos que foi muito 'viciado' em games na época do Atari até o Super Nintendo. "Eu sempre fui muito viciável em jogos. Se eu começo a jogar alguma coisa eu não consigo parar".

"Eu sou o único cara que eu conheço que fez 27 dias seguidos em 'Enduro'", lembrou o músico e ator. "Só parei porque tive que atender ao telefone, e naquela época não dava para pausar o jogo".

No game de corrida do Atari 2600, os ciclos de dia, noite, neblina e gelo eram contados em dias, exibidos na parte inferior esquerda da tela, abaixo do odômetro do carro. Segundo o manual de "Enduro", jogadores que passassem de 5 dias no contador já eram considerados "Roadbusters", recordistas dentro do jogo.

DETONATHOR

  • Divulgação

    No Brasil, a skin "Heavy Metal" do personagem Thor, de "Smite", conta com um pacote de voz onde o personagem é dublado por Detonator. Agora, o game tem também uma variação da skin baseada no cantor. Segundo a Level Up!, distribuitora do game por aqui, o pacote do Detonator é o mais vendido no país.

"Joguei muito 'Super Mario 3' também. Era difícil me bater no 'Super Mario 3'. Mas eu parei lá. Jogos em 3 dimensões eu já fico meio perdido", explicou Sutter. "Agora estou pegando o 'Smite' para ver como é, estou aprendendo a jogar".

Influência positiva

Mesmo sem jogar de tudo, Bruno vê com bons olhos os games atuais, principalmente no desenvolvimento dos jovens. "Acho fundamental games como 'Rock Band' e 'Guitar Hero' para apresentar músicas e artistas para os jovens. E existem músicas no 'Guitar Hero' que são mais difíceis de tocar no controle do que na guitarra de verdade".

"Os jogos hoje incentivam a juventude a se exercitar mentalmente de uma forma criativa. Esses games do Wii, do Xbox One, coisas como 'Just Dance' e esses jogos em que você se movimenta, estimula o cara a fazer exercícios também", disse. "O videogame hoje é muito mais do que ficar apertando botão, é uma coisa muito além disso, tanto que tem o eSport, tem jogadores que se dedicam pra valer e ganham dinheiro com isso".

"Videogame não é qualquer coisa, é algo que realmente está fazendo a diferença e pra mim é uma grande honra fazer parte disso".

ASSISTA AO TRAILER CINEMATOGRÁFICO DE "SMITE"

  •  

Gratuito para baixar, "Smite" é distribuído no Brasil pela Level Up! Games. O jogo está disponível para PC e deverá chegar ainda neste semestre ao Xbox One.