Topo

Antigos desenvolvedores de "GTA" têm dúvidas sobre drama da BBC

do UOL, em São Paulo

13/04/2015 20h05

Em março, a rede britânica BBC anunciou que produzirá um drama para a TV sobre a criação e controvérsias envolvendo a titânica franquia "Grand Theft Auto", com rumores de que Daniel Radcliffe estaria cotado para interpretar o fundador da Rockstar, Sam Houser.

Alguns desenvolvedores do antigo estúdio DMA (atual Rockstar North), porém, já expressam dúvida quanto à veracidade do que será mostrado na produção, em especial envolvendo o livro "Jacked: The Outlaw Story of Grand Theft Auto", que retrata como a série surgiu até os embates públicos com o infame advogado americano Jack Thompson.

"Eu acho dizer muito que ninguém da DMA com quem eu conversei não saiba de nada sobre isso. Com a famosa reticência da Rockstar em relação a falar com as pessoas, isso faz com que a única fonte do por trás das cenas seja o livro 'Jacked', de David Kushner, o que francamente me deixa preocupado" declarou o escritor Steve Hammond, que trabalhou na época para o estúdio, ao site GamesRadar. "Algumas pessoas da DMA tiveram uma conversa via Facebook sobre isso e minha frase favorita foi 'Bom, eles acertaram o fato de que 'GTA' é uma coisa que existe'".

De acordo com Hammond, o livro traz uma visão deturpada do processo e equipe de do jogo, retratando-os como 'bad boys' em relação a outros times. "Na realidade, não eram mais ou menos maus/esquisitos/párias do que qualquer outro time".

Momento decisivo?

"A maior barreira que um drama terá de ultrapassar - possivelmente ao simplesmente inventar algo - é que não houve um momento definitivo em que o conceito de 'GTA' surgiu", continuou Hammond. "Nenhum ato de criação, nenhum raio de inspiração, nenhum sinal de que algo estava prestes a ser formado em um ato de criatividade".

Brian Baglow, Relações Públicas da DMA durante o lançamento do primeiro "GTA", também se mostra receoso sobre o filme: "Suponho que eles venham a usar material de arquivo, antigas entrevistas, talvez a excitante novelização de David Kushner e a ideia dos roteiristas sobre como é trabalhar no empolgante mundo de desenvolvimento de games", declarou. "É justo dizer que estamos todos um pouco nervosos sobre isso".

A BBC não divulgou uma data de lançamento para o drama televisivo. No Brasil, os programas da rede britânica são exibidos no canal pago BBC HD.