Topo

5 coisas que "Call of Duty" deve ter para voltar a ser o maior jogo de tiro

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

14/04/2015 16h23

Sequência para o "Call of Duty" que é o mais vendido da história e um dos mais amados pelos fãs da série, o recém-confirmado "Black Ops III" terá a grande responsabilidade de superá-lo quando for lançado no fim do ano.

Em tempos de queda nas vendas da franquia, a Treyarch tentará emplacar mais uma vez a sua trama militar que cobre eventos ocorridos em diversos pontos da história.

Os detalhes sobre "Black Ops III" ainda são escassos, mas enquanto a Activision prepara o grande anúncio para o próximo dia 26 de abril, pensamos em uma lista de coisas que o game precisa fazer para voltar a ser o melhor jogo de tiro em um mundo pós-"Titanfall" e "Destiny".

Veja se você concorda, e nos conte nos comentários!

1. Manter os avanços tecnológicos de "Advanced Warfare"

Em 2014, a Sledgehammer Games conseguiu pontuar a primeira evolução real da fórmula de "Call of Duty" com "Advanced Warfare".

Estrelado por supersoldados munidos de exoesqueletos e armas futuristas, o jogo ganhou um ritmo mais ágil e inteligente tanto na campanha, quanto no multiplayer. Saltos muito altos transformaram os estágios em campos de batalha verticalizados nos quais ficar parado não é uma opção.

Há pistas de que "Black Ops III" irá ainda mais longe no futuro, então é de se esperar que o game dê prosseguimento a essa trajetória. Voltar para a lentidão de um "Ghosts" após sair de "Advanced Warfare" seria muito decepcionante.

2. Trazer de volta a campanha com escolhas

O maior diferencial da campanha de "Black Ops II" em relação aos outros "Call of Duty" era o sistema que dava aos jogadores o direito de realizar escolhas e ditar o rumo da trama de acordo com suas vontades.

Isso precisa voltar.

Por melhor que seja a atuação de Kevin Spacey em "Advanced Warfare", a grandiosidade da campanha do game perde todo o seu impacto com um fim que descaracteriza os personagens.

Com diferentes opções de finais, as chances da narrativa satisfazer os fãs são muito mais altas, já que as escolhas do protagonista estariam registradas e poderiam ser refletidas em sua personalidade.

3. Simplificar as opções de personalização

Ao invés de exagerar na quantidade de opções de personalização presentes para os guerreiros do multiplayer, "Black Ops III" deve encontrar outras maneiras de satisfazer seus fãs mais assíduos.

O número de variáveis dos 'loadouts' de "Advanced Warfare" alienavam jogadores que só queriam dar uns tiros de vez em quando. Era normal encontrar pessoas que sequer saíam das configurações iniciais porque sentiam-se intimidadas pelas montanhas de menus.

Investir pesado em opções cosméticas é legal - mas mantenha as seleções de armas e equipamento leves e de fácil compreensão.

4. Marcar a volta dos zumbis do primeiro "Black Ops"

Surpreendentemente popular no primeiro "Black Ops", o modo Zumbi - ou algo parecido - já virou tradição na série "Call of Duty".

Até agora, porém, nenhum outro game conseguiu fazê-lo tão bem quanto o original.

Enquanto o modo Zumbi de "Black Ops" era uma experiência mais concisa, focada na sobrevivência em mapas pequenos, "Black Ops II" exagerou no fator complexidade. Mapas ficaram grandes e complicados demais, o ritmo ficou muito lento e os jogadores eram obrigados a pensar em coisas demais ao mesmo tempo.

5. Arriscar mais na campanha

O ponto mais alto do modo história de "Advanced Warfare" é uma engenhosa missão de espionagem na qual o jogador deve infiltrar uma mansão em um grande estágio aberto.

Na tela, o protagonista não realiza saltos fantásticos nem causa explosões incríveis - mas esse é o ponto do game que mais dá poder ao jogador. Ele tem liberdade para escolher caminhos e bolar diferentes estratégias, e isso diverte muito.

Ao invés de mais uma vez tentar inovar no espetáculo, "Black Ops III" deveria dar um passo para trás e se focar na diversão. Uma missão diferente e criativa, mas calma, é muito mais satisfatória do que uma corrida explosiva através de um corredor. E disso a série já teve o suficiente.

ASSISTA AO TEASER DE "CALL OF DUTY: BLACK OPS III"

  •