Topo

Recurso do "GTA V" transforma jogador em diretor de cinema; entenda

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

15/04/2015 16h24

Depois de muita espera, "Grand Theft Auto V" finalmente chegou aos PCs. Uma das suas principais novidades para o mundo dos computadores é o Rockstar Editor, uma ferramenta que permite que os jogadores criem filmes usando qualquer coisa do game como pedestres das ruas, animais, carros, aviões e o que mais passar pela sua cabeça.

Mas não é de agora que fãs estão usando o jogo da Rockstar para fazer suas criações. Desde que chegou às lojas, "GTA V" tem servido para recriar trailers de cinema e até trechos inteiros de filmes.

Um bom exemplo bem disso é o trailer de "007: Spectre", que foi reencenado pelo grupo Powerlight-13, reunindo diversas pessoas em "GTA Online". Segundo membros do grupo, foram dias de trabalho para conseguir e reunir as pessoas certas para fazer os takes.

O agente secreto mais conhecido do mundo figura diversos vídeos no YouTube, mas o mundo do cinema tem outros representantes, como "Star Wars Episode VII", que fez sucesso nas redes sociais no final do ano passado.

Já o usuário John Chapman reuniu seus amigos para recriar a cena de perseguição no aqueduto de "O Exterminador do Futuro 2". Ele disse em seu perfil no Twitter que foi uma tarde gravando, mas foram diversos dias para editar o vídeo. Veja abaixo alguns vídeos feitos por jogadores de "GTA V".

Fãs recriam trailers de filmes em "GTA V"
1 | 4


Como Funciona?

Para transformar sua jogatina em um filme, é necessário pensar no processo criativo como um todo, desde a elaboração do roteiro, às locações onde serão "filmadas" as cenas da história. Com isso separado, você precisa pensar como um diretor de cinema e encontrar os atores para sua obra e outros detalhes.

No caso de "GTA V" a ferramenta Rockstar Editor facilita muito as coisas. Você pode escolher o local, os personagens que vão participar, o tipo de câmera, ilumiação... ou seja, todos os aspectos que são importantes para contar uma história.

Qualquer personagem do jogo pode ser usado como ator para a sua obra e eles podem até atuar, para isso basta gravar as frases que serão ditas usando um microfone ligado ao PC. Assim o jogo se encarrega de mexer a boca do personagem, criando uma "sincronia labial" com o que está sendo dito.

Recentemente foi divulgado que o primeiro vídeo criado com essa ferramenta, "The Running Man", que utiliza diversos recursos únicos do Rockstar Editor. O resultado você pode conferir abaixo.

ASSISTA À ANIMAÇÃO "RUNNING MAN"

  •