Topo

"Fiz o melhor possível", diz Pitty sobre dublagem de "Mortal Kombat X"

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

16/04/2015 21h58

O recém-lançado "Mortal Kombat X" tem provocado polêmica no Brasil desde o lançamento, não pela violência excessiva, mas pela dublagem do game em português, em particular pela participação da cantora Pitty Leone no papel da lutadora Cassie Cage.

"As pessoas tem o direito de gostar ou não", disse Pitty em entrevista ao UOL Jogos nesta quinta-feira (16). "Agora, acho importante para quem critica entender como funciona o processo de se fazer um jogo. As pessoas acham muito que é minha responsabilidade, 'porque é a Pitty, é a Pitty, é a Pitty...'; eu quero dizer que eu fui convidada para um projeto, não tenho responsabilidade pelo texto, nem sobre a direção, nem sobre a edição".

"Fui convidada para um projeto que eu me amarro, sou fã desse jogo e fiz a minha parte o melhor possível, com todo o amor que eu tenho, com todo o respeito que eu tenho com os fãs de videogame", contou Pitty. "As pessoas precisam saber separar as coisas".

Veja no vídeo abaixo a posição de Pitty sobre as críticas à dublagem de "Mortal Kombat X":

  •  

Primeira vez

Pitty explicou ao UOL Jogos que dublar "Mortal Kombat X" foi uma experiência nova para ela, que só tinha antes participado de uma "brincadeira num lance da MTV", nada do tamanho de "Mortal Kombat X". "Eu sabia que 'Mortal Kombat' era popular, mas não imaginava que era tanto assim".

"Descobri tudo lá no dia da gravação, era minha primeira experiência, não sabia como fazia", lembra Pitty sobre a gravação das falas para o game. "Tinha uma tela na frente, o jogo ainda não estava terminado. Ainda tinham partes que estavam faltando, mas já tinha um esboço na tela e tinha um pessoal na cabine me orientando".

"Tinha o texto na frente, a tela do lado e eles dizendo: 'Faz assim, faz assado, a inflexão é mais ou menos assim, vamos reduzir essa palavra', então eu meio que fiz", conta a cantora, que não viu o resultado da dublagem depois de pronto.

Questionada se pretende dublar outro jogo ou reprisar o papel de Cassie Cage num futuro "Mortal Kombat", Pitty brincou: "Não sei, acabei de fazer esse. Vocês estão muito lá na frente, gente!"

E a Warner?

No game, Pitty dubla a personagem Cassandra Cage, lutadora estreante em "Mortal Kombat" que é filha dos veteranos Johnny Cage e Sonya Blade. A escolha da cantora para o papel foi feita pela Warner Bros, distribuidora do jogo no Brasil. UOL Jogos procurou a publisher sobre a seleção de Pitty para o papel, mas nenhum representante tinha autorização para falar sobre o tema.

Dublado em português, "Mortal Kombat X" está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Edições para PS3 e Xbox 360 serão lançadas entre os meses de junho e agosto.