Topo

Primeiro jogo brasileiro no PS4 tem jeito de game para celular

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

16/04/2015 16h53

Há alguns anos a Sony tenta ser uma fomentadora de jogos independentes para suas plataformas, que se tornaram celeiros desse tipo de game. O processo abriu espaço para "Krinkle Krusher", jogo brasileiro da Ilusis Interactive lançado para PS4, PS3 e Vita no começo de abril.

UOL Jogos testou "Krinkle Krusher" no PS4, e a impressão é a de que este jogo não se beneficia do console, principalmente por causa de suas mecânicas explicitamente pensadas para telas sensíveis ao toque como as que temos no Vita e em tablets e smartphones.

Você controla Gauntly, a luva mágica do mago Randalf, que deve usar seus poderes para afastar criaturas chamadas Krinkles, que estão famintos pelos frutos da "grande árvore" do castelo do reino. Cabe a você, como jogador, impedir que esses monstros invadam o castelo e destruam tudo para saciar essa gula desenfreada.

Até aí tudo bem, mas a mecânica de "Krinkle Krusher", que lembra bastante a de "Plants Vs. Zombies", não combinou perfeitamente com o controle do PlayStation 4. Você controla a Gauntly para criar armadilhas e obstáculos tentando impedir o avanço dos monstrinhos. Mas a navegação não combina com o controle do videogame, principalmente nos níveis mais avançados, onde o jogador precisa ter muita agilidade para conseguir impedir o avanço dos inimigos.

A sensação de que seria melhor controlar o game com uma tela de toque vai ficando mais e mais evidente conforme Gauntly ganha novos poderes e novos tipos de Krinkles começam a surgir. Você deve usar magias que atacam as fraquezas dos adversários, como armadilhas de fogo, poças de lamas e coisas do tipo.

Além disso, há outros sinais de "Krinkle Krusher" ser um jogo que ficaria melhor em uma telinha menor do que a TV da sala, como a arte 3D em baixa contagem de polígonos e as cenas de corte com imagens estáticas.

Os cenários também são bem simples e logo começam a ficar repetitivos à exaustão. No total são 60 níveis, divididos em três áreas principais. Ou seja, em pouco tempo você já vê tudo o que o jogo tem a oferecer e pode deixá-lo de lado.

VEJA COMO É A MECÂNICA DE "KRINKLE KRUSHER"

  •  

Mesmo com estes problemas, vale lembrar que "Krinkle Krusher" é o primeiro game brasileiro a chegar ao PS4. A Ilusis Interactive foi uma das empresas que recebeu apoio técnico da Playstation Incubation - Latin America, e teve orçamento próprio de R$ 180 mil, com 13 pessoas envolvidas no desenvolvimento ao longo de 1 ano. Ou seja: é um projeto pequeno, feito por um time pequeno.

O game ainda tem diversas arestas a serem aparadas e existem boas ideias aqui e ali, porém, o investimento de R$ 21 num jogo que claramente seria mais barato em uma AppStore da vida não é atrativo o suficiente.

Talvez a plataforma onde o título apareceu não tenha sido a melhor vitrine para o estúdio mineiro. Quem sabe se um dia "Krinkle Krusher" for lançado para um iPhone ou telefones Android a experiência de jogo seja melhor apreciada.