Topo

"Battlefront" dispensa trilogia 'Anakin' para ser melhor "Star Wars" online

Claudio Prandoni

Do UOL, em Anaheim*

17/04/2015 13h34

Não é só você que prefere a trilogia clássica de "Star Wars": o novo "Battlefront" focará nas aventuras de Luke, Leia e Han e não terá nada dos polêmicos episódios 1, 2 e 3 da saga da "galáxia muito, muito distante".

A revelação foi feita por Patrick Bach, gerente geral da DICE, em entrevista ao UOL Jogos durante o evento Star Wars Celebration.

Mas e o aguardadíssimo "Despertar da Força", que chega no meio de dezembro, um mês depois do jogo?

  • Divulgação

    AT-AT, a gigante máquina de combate do universo de "Star Wars"

"Sobre o novo filme teremos um conteúdo gratuito que mostrará a batalha de Jakku", explica Bach. "No filme é algo sobre o qual você somente ouve falar, mas no jogo você terá a chance de participar dessa batalha!"

O extra sairá de graça no dia 8 de dezembro, mas quem adquirir o game na pré-venda recebe um pouquinho antes, no dia 1º de dezembro.

Com lançamento marcado para dia 17 de novembro, "Star Wars Battlefront" sairá para PlayStation 4, Xbox One e PC.

"Star Wars" sem limites

"Imagine pegar bonequinhos de seus personagens favoritos de 'Guerra nas Estrelas' e criar as batalhas mais malucas e improváveis".

Esta é a ideia por trás do novo "Battlefront", explicou o diretor criativo Niklas Fegraeus em uma impressionante demonstração do game a portas fechadas.

ASSISTA AO TRAILER DE "STAR WARS: BATTLEFRONT"

  •  

Imersão é a palavra-chave aqui e isso salta aos olhos - e ouvidos - logo nos primeiros momentos.

O game no telão do pequeno auditório circular, imitando a ponte de comando de uma nave espacial, mostra soldados rebeldes explorando a floresta de Endor, de "O Retorno do Jedi".

Raios de luz solar atravessam as folhas, criando sombras que tremulam, e o brilho das águas confere uma tranquilidade tangível ao lugar.

Não tardam para feixes vermelhos de laser passarem zunindo, com os familiares efeitos 'pew pew' dos filmes.

BATTLEFIELD COM LASERS?

Desde que "Battlefront" foi revelado fica a impressão de que será um 'Battlefield de Star Wars'.

Sinceramente, pela demonstração que vimos a descrição parece válida, mas Patrick Bach, gerente geral da DICE, rebate: "este jogo foi feito do zero, não tem nada aproveitado de 'Battlefield' ou outros 'Battlefront'".

Rebeldes e Stormtroopers travam um duelo feroz, pontuado pelas aparições de um AT-ST e depois um gigantesco AT-AT, devidamente destruídos por tiros de foguete e outros equipamentos pesados dos rebeldes.

Uma rápida mudança de câmera gera reações positivas - quase aliviadas - de outros jornalistas presentes, certamente fãs dos "Battlefront" anteriores: é possível jogar com visão em terceira pessoa, vendo seu personagem na tela o tempo todo.

Isso é especialmente bacana para destacar umas das novidades do título, que é a possibilidade de jogar com heróis e vilões icônicos, incluindo guerreiros Jedi e Sith.

Os mapas contam com diversos power ups espalhados que concedem armas melhores, veículos (como X-Wings e Tie Fighters) e, o mais valioso e raro, a possibilidade de encarnar um 'campeão'.

Voltando à demonstração, por exemplo, o vídeo encerra com dois rebeldes invadindo uma base imperial. Um deles é rapidamente levado a nocaute por uma sutil 'esganada à distância'.

O rebelde restante adentra o corredor para apenas dar de cara com lorde Darth Vader, que repele todos os inúteis tiros de laser com seu sabre de luz vermelho antes de dar um golpe fatal - e dar fim à demonstração também.

  • Divulgação

    "Battlefront" não vai contar com campanha solo, mas terá missões baseadas nos filmes

Espírito multiplayer

Brandir um sabre de luz como Vader ou Luke não é a única novidade promissora deste "Battlefront".

De fato, o game parece se esforçar bastante para ser amigável com quem não é lá muito familiarizado ou habilidoso com jogos de tiro online.

Chama atençao o Partner System, que permite a você estabelecer uma dupla no game e compartilhar algumas vantagens, como as armas desbloqueadas.

Passou por uma semana corrida enquanto seu colega avançou no jogo e abriu vários equipamentos novos? Tudo bem, você não fica pra trás.

"Battlefront" não traz uma campanha single player, o que deve gerar um bocado de reclamações, mas tenta compensar com missões específicas, baseadas em trechos dos filmes.

Essas missões podem ser jogadas tanto sozinho quanto em modo cooperativo, que por sua vez pode ser online ou em tela dividida, para até duas pessoas.

De resto, "Star Wars Battlefront" se orgulha de ser um jogo online e multiplayer.  Certos modos de jogo permitem que mais de 40 pessoas joguem simultaneamente em mapas que comportam desde duelos no chão quanto batalhas entre naves.

NO CORAÇÃO DA SAGA

"Star Wars Battlefront" é o primeiro fruto de uma parceria de 10 anos entre Lucasfilm e Electronic Arts para a produção de games baseados na saga.

Niklas Fegraues, diretor criativo do jogo, é especialmente orgulhoso do acesso privilegiado que a equipe de produção teve aos arquivos da Lucasfilm.

O time pôde ter em mãos, fotografar e escanear em 3D os elementos de cena e trajes originais, usados nos filmes clássicos. Além disso, o pessoal da DICE também visitou locações na Califórnia, Noruega e Tunísia, onde foram gravadas cenas icônicas dos longa-metragens.

Veja parte disso no trailer abaixo:
  •  

* O jornalista viajou a convite da Sony