Topo

Seria estupidez lançar o jogo antes da hora, diz diretor de "Project CARS"

Victor Ferreira

Do UOL, em Las Vegas*

17/04/2015 16h04

Antes previsto para outubro, o esperado simulador de corridas "Project CARS" passou por uma série de atrasos antes de finalmente cravar uma data de lançamento oficial: 12 de maio.

A demora causou irritação de muita gente, mas segundo o diretor criativo do jogo, Andy Tudor, isso é melhor do que lançar um jogo incompleto antes da hora.

"Ele não estava pronto, e seria estupidez lançar o jogo nas datas anteriores", declarou a UOL Jogos. "Vimos nos últimos meses vários jogos chegando às lojas em um estado precário, e não queríamos repetir isso".

"Eu entendo a frustração das pessoas, mas é para o melhor, no fim das contas", continuou o desenvolvedor.

A precaução por parte de Tudor e sua equipe é compreensível: "Project CARS" é fruto de cinco anos de trabalho da Slightly Mad Studios, com colaboração de milhares de pessoas, que ajudaram a financiar o projeto. Mesmo com um bom histórico, que inclui a série "Need for Speed: Shift", a empresa não conseguiu encontrar uma publisher que se arriscasse a trabalhar em um novo jogo com os consoles da nova geração ainda no horizonte.

"Nós vimos o quão bem o Kickstarter estava indo, mas ele não estava disponível no Reino Unido na época", relembra Tudor. "Mas víamos as histórias de sucesso e pensamos: 'Bom, isso se encaixa bem, porque queremos envolver a comunidade logo no começo'".

Foi com isso em mente que a produtora criou o World of Mass Development (ou WMD), uma plataforma própria de financiamento pelo público, chegando a alcançar a marca de 80 mil contribuintes.

VEJA EFEITOS CLIMÁTICOS E CARROS DE "PROJECT CARS"

  •  

Definindo a direção

Após o sucesso do WMD, a Slightly Mad iniciou o trabalho de desenvolvimento do jogo, utilizando a opinião de seus colaboradores como barômetro para as mudanças e direção que a equipe devia seguir.

"Eles nos deram milhões de euros para fazer o jogo, e em retorno deixamos os jogadores testarem o game desde o primeiro dia", explica o diretor. "Nós dizemos que o título é feito 'Por corredores, para corredores', e tem todas as coisas que a comunidade de fãs de corridas queriam de um jogo do tipo por algum tempo".

Ainda assim, Tudor revela que a comunidade fez decisões que surpreenderam a equipe durante o processo de desenvolvimento."Inicialmente planejávamos criar corridas e rally", disse. "Mas a questão é que há uma série de fatores extras que influenciam esta modalidade - a terra, a instabilidade, a física -, e precisaria de ainda mais trabalho para incluir no jogo".

"No fim, a comunidade acabou nos dizendo: 'Se foquem nas corridas de asfalto por enquanto, e talvez explorem outras modalidades em outro momento". De acordo com Tudor, nem ele ou o resto da equipe esperavam por esta reação de seu público.

Antiga e nova geração

Além do PC, o plano original da produtora era de lançar "Project CARS" no PlayStation 3 e Xbox 360 - o game começou a ser desenvolvido antes mesmo do PS4 e o Xbox One serem anunciados formalmente, afinal de contas.

Eventualmente, porém, a Slightly Mad decidiu focar seus esforços no PS4 e Xbox One. De acordo com Tudor, a decisão surgiu por vários motivos.

"Primeiro vimos que eles são fáceis de se trabalhar, então fazia sentido se focar neles de qualquer forma; Segundo vimos o quão mais poderosos eles eram; Terceiro, eles tem várias funções legais que podem trazer benefícios ao game, como streaming ou compartilhamento de fotos", explicou. "E finalmente em quarto, e isso foi mais um previsão, pensamos que estes consoles fariam sucesso imediatamente já que fazia bastante tempo que os antigos estavam no mercado, e assim esperávamos que jogadores quisessem pegar as novas plataformas. E estávamos certos".

Agora que o desenvolvimento no PC, PS4 e Xbox One está entrando em sua fase final, Tudor prometeu que o estúdio deve se voltar à versão do jogo no Wii U.

"Estamos ouvindo, e entendemos. Não há jogo deste tipo no Wii U, e é uma grande oportunidade de apresentar algo assim", comentou. "O máximo que tem a sua disposição é 'Mario Kart', o que não é a mesma coisa".

Ainda assim, não há previsão de quando "Project CARS" será lançado no console da Nintendo.

*O jornalista viajou à convite da Bandai Namco