Topo

Conheça os times de "LoL" que disputam torneio internacional nesta semana

Pablo Raphael

Do UOL, em Istambul*

21/04/2015 08h00

Campeã da primeira temporada do Campeonato Brasileiro de “League of Legends” em 2015, a INTZ e-Sports começou o ano como a zebra do torneio, mas desponta hoje como a melhor equipe de “LoL” no país.

O time, formado por Yang, Revolta, Tockers, micaO e Jockster, derrotou a experiente Keyd Stars por 3 a 0 em Florianópolis (SC) e agora disputa a primeira edição do International Wildcard Invitacional, campeonato que reúne equipes de vários cantos do globo, todos de regiões onde “LoL” ainda está se estabelecendo.

A equipe brasileira é, segundo análise da Riot Games, produtora de “League of Legends” e organizadora do torneio, um time ˜surpreendente, esperto e volátil para se enfrentar”. A Riot também aponta as semelhanças do time com a equipe coreana KT Arrows de 2014. “Os dois times são agressivos e tendem para os mesmos erros, são liderados pelo caçador˜.

De fato, até mesmo os campeões escolhidos pela INTZ nesta temporada são os mesmos adotados pelos jogadores da KT Arrows no final de 2014.

QUEM É QUEM NO INTZ

JOGADORPOSIÇÃOCAMPEÕES
Felipe "Yang" ZhaoTopoMaokai, Rumble, Gnar
Gabriel "Revolta" HenudCaçadorElise, Thresh, Maokai
Gabriel "Tockers" ClaumannMeioAzir, Lissandra, LeBlanc
Micael "micaO" RodriguesAtirador (AD)Corki, Kalista, Draven
Luan "Jockster" CardosoSuporteThresh, Leona

Além da brasileira INTZ, disputam a taça os times Bangkok Titans (sudeste asiático), KLG (América latina), Chiefs (Oceania), DetonatioN FocusMe (Japão), BJK (Turquia) e HardRandom (Rússia).

  • Time sagrou-se campeão da 1ª etapa do CBLoL após vitória sobre a Keyd Stars

Os oponentes

O INTZ vai enfrentar equipes de várias regiões, todos estreantes nas competições internacionais, mas não necessariamente “novatos”. É o caso do Bangkok Titans, veterano das disputas asiáticas, mas que joga um torneio internacional pela primeira vez. Formado em 2012, o time tailândes amargou derrotas durante a tenham terminado em último lugar em boa parte dos campeonatos que disputaram.

A situação dos Titans só mudou com a entrada de Lloyd e G4, respectivamente meio e atirador, em 2014. Com o talento da dupla e o resto do time dando suporte, a equipe ficou em segundo lugar na GPL, a liga do sudeste asiático - o time vietnamita Sagion Fantastic foi o vencedor mas por problemas de visto, acabou cedendo o lugar para a estreia do Bangkok Titans no cenário internacional.

A Turquia, que sedia o evento, é representada pelo BJK. Time formado para a temporada 2015, conta com um estilo orientado para o controle do mapa e dos objetivos, mais ou menos como os times europeus.

Vale notar, ao contrário das outras equipes da Turquia, a BJK não se importa tanto com mortes e disputas entre jogadores, focando mais nos objetivos globais. Segundo a Riot, essa foi a principal razão para o sucesso imediato do time, que é comparado ao europeu Fnatic, primeiro campeão mundial de “LoL”.

Estratégia similar é adotada pelos Chiefs, time que representa a Oceania no torneio. A equipe australiana adota um jogo orientado para os objetivos e em dar suporte para a dupla Spookz (caçador) e Swiffer (meio).

Se tanto BJK quanto Chiefs seguem a escola européia de dominar rapidamente os objetivos iniciais e ir avançando o controle do campo a partir daí, a equipe nipônica FocusMe joga com uma pegada parecida com as equipes norte-americanas. Os destaques do time são Astarore (caçador) e Yutapon (atirador) - que geralmente é o responsável por finalizar as partidas.

  • INTZ terá seis rivais de vários lugares do mundo na briga pelo título do IWCI

Melhor time da Rússia, a HardRandom é uma equipe difícil de classificar, pois adota as melhores estratégias globais, conforme as jogadas se adequam ao time e seu jeito de jogar. A Riot ressalta que por jogarem na liga CIS, onde a agressividade e disputas 1x1 são a norma, é comum a HR partir para cima dos oponentes de forma brutal.

Os três principais jogadores do time ocupam as rotas: Smurf (topo), Kira (meio) e LeX (suporte).

Por fim, a equipe latino americana KLG tem um esquema tático parecido com o dos brasileiros, principalmente Keyd e a própria INTZ. A Riot avalia a equipe como “um time rápido, agressivo e sempre pronto para atacar quando enxergam a menor das aberturas”.

Formado por quatro chilenos e um argentino, o Kaos Latin Gamers é um dos mais antigos times da região. Nos últimos anos, a equipe vem se dedicado a treinar especificamente para derrotar times brasileiros - o que faz sentido, afinal, para conquistar uma vaga no mundial de “LoL”, o KLG precisa não só vencer os rivais latinos, mas o campeão do CBLoL.

Assim como o INTZ tem no caçador Revolta um líder natural, sempre ditando as jogadas e o avanço da equipe, o KLG conta com o atirador Zeicro, provavelmente o melhor jogador da América Latina na hora de comandar a equipe.

Mas, diferente do INTZ e Revolta, o KLG depende 100% de Zeicro: sem sua participação em uma partida classificatória, o time foi rapidamente derrotado, mas se recuperou em seguida, ganhando 3 partidas seguida, quando Zeicro voltou ao time.

  • Torneio decidirá vaga para o Mid-Season Invitational, que será disputado na Flórida

Programe-se

O International Wild Card Invitational acontece em Instambul, na Turquia, entre os dias 21 e 25 de abril. O torneio vale uma vaga no Mid-Season Invitational de “League of Legends”, que será disputado na Flórida, EUA, entre 7 e 10 de maio.

As partidas do IWCI serão transmitidas pela Riot Games, com narração e comentários em português. Você poderá acompanhar as partidas através do canal da produtora no Twitch.

AGENDA DA INTZ (HORÁRIO DE BRASÍLIA)

DIA 21/04 
14h - 15hCHIEFS (OCE) VS INTZ (BRA)
18h - 19hINTZ (BRA) VS FOCUSME (JP)
DIA 22/04 
13h - 14hBESIKTAS (TUR) VS INTZ (BRA)
15h - 16hINTZ (BRA) VS BANGKOK TITANS (SEA)
18h - 19hHARD R (CIS) VS INTZ (BRA)
DIA 23/04 
13h - 14hINTZ (BRA) VS KAOS (LATAM)

*O jornalista viajou a convite da Riot Games