Topo

INTZ culpa longa viagem por derrota inicial em torneio de "LoL" na Turquia

Pablo Raphael

Do UOL, em Istambul*

21/04/2015 22h07

Com uma derrota e uma vitória na primeira rodada classificatória do International Wild Card Invitational de "League of Legends", o time brasileiro INTZ terá um dia difícil amanhã (22): com um ponto marcado e quatro partidas pela frente, os jogadores brazucas precisam de mais duas vitórias para avançar para as semifinais na sexta-feira.

“O cansaço realmente pegou”, disse Micael Rodrigues, o micaO, ao UOL Jogos. "Tivemos muito pouco tempo para descansar desde a vitória em Florianópolis no sábado e toda a viagem até aqui".

Lucas Almeida, um dos sócios-proprietários da INTZ, reconhece que o cansaço e o chamado 'jet lag' atrapalham o desempenho do time: "É a primeira viagem internacional deles", comentou. O horário em Istambul é 6 horas à frente do horário de Brasília.

"Estavam cansados e não tinham experiência em jogar em uma partida internacional, foi uma soma de fatores que pesou contra a INTZ no primeiro jogo".

A equipe escolheu um campeão diferente do usual na primeira partida, mas a estratégia para surpreender os australianos da Chiefs não deu certo. Após erros básicos da INTZ nos momentos iniciais, a vitória do time da Oceania se mostrou inevitável.

  • Os brasileiros encerraram a partida contra a Focus Me com um 'Ace' na base rival

Depois disso, a partida seguinte demorou horas para começar - mais tempo do que estava previsto, graças aos atrasos que costumam marcar os campeonatos de "League" - e nesse meio tempo, o time brasileiro desabou, literalmente, dormindo nos sofás e até no chão do estúdio da Riot Games.

Parece que a soneca surtiu efeito, se não de todo físico, ao menos no estado psicológico da equipe brasileira. Os jogadores enfrentaram o time japonês Focus Me e desde o começo da partida era notável a segurança em comparação ao primeiro jogo.

"Uma horinha de sono ajudou bastante", disse Gabriel “Revolta" ao UOL Jogos. "Fizemos um trabalho com o coach do time, para melhorar a atenção de todos durante o jogo", disse o manager Lucas. "Daí mostramos o jogo da INTZ e conseguimos fazer o que queremos aqui, que é vencer".

Diante desses resultados, a INTZ precisa garantir pelo menos duas vitórias nas quatro partidas que restam para o time brasileiro: são 3 jogos amanhã e um na quinta-feira (23). Parece que o favoritismo dos brazucas será colocado à prova.

Para o segundo dia de competição, a INTZ descartou treinos intensos e deve descansar para se acostumar com o horário local. “Tínhamos treinos marcados com times europeus, para aproveitar o ping local, mas já desmarcamos tudo”, contou Lucas. “Queremos nos recuperar para as partidas de amanhã e chegar com a energia interior que o time demonstrou no Brasil”.

  • INTZ ainda tem quatro rivais pela frente; três das partidas são amanhã (22)

Vale mais do que dinheiro?

O IWCI 2015 conta com sete participantes, que jogarão partidas classificatórias entre hoje (21) e quinta-feira (23) para decidir quem disputará a taça do torneio na Volkswagen Arena, na frente de 14 mil fãs em Istambul, na Turquia - e milhares de outros ao redor do mundo, acompanhando a grande final através do site da Riot Games.

O time campeão garante uma vaga no Mid Season Invitacional, campeonato que rola em maio nos EUA com a participação das principais potências do "League": Coréia do Sul, EUA e Europa.

O torneio na Turquia não paga nenhum prêmio em dinheiro, mas ganhar aqui dá a chance de faturar parte do prêmio de US$ 200 mil nos EUA em maio (US$ 100 mil para o campeão).

Ganhar aqui também vale voltar para casa com pontos de moral para a próxima temporada do Campeonato Brasileiro de "League of Legends" e mais preparados para futuras competições internacionais.

*O jornalista viajou a convite da Riot Games