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Há 20 anos, Super Nintendo já recebia jogos por download; entenda

Serviço de distribuição de jogos por satélite da Nintendo foi pioneiro na indústria - Divulgação
Serviço de distribuição de jogos por satélite da Nintendo foi pioneiro na indústria Imagem: Divulgação

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

23/04/2015 12h00

Em 1995, muito antes de Steam, PlayStation Network ou Xbox Live existirem até mesmo no papel, a Nintendo já distribuía jogos por download para quem tinha o Super Famicom - a versão japonesa do Super Nintendo.

Lançado há exatos 20 anos, em 23 de abril de 1995, o Nintendo Satellaview permitia que usuários baixassem novos games via sinal de satélite.

Muitos dos títulos distribuídos pelo serviço nunca foram lançados para outras plataformas, e ficaram perdidos no tempo após seu encerramento. Exemplos incluem três jogos "The Legend of Zelda" e até mesmo uma sequência espiritual para "Chrono Trigger".

Por depender de uma infraestrutura muito complexa para funcionar, o acessório nunca foi disponibilizado fora do Japão.

  • Reprodução/Muband

    Diagrama criado por fã dá uma ideia de como era complicado instalar o sistema

Como funcionava?

Colocar o Satellaview para funcionar não era fácil e nem barato. Além de ter o Super Famicom, usuários precisavam do acessório, que custava cerca de US$ 160; de um 'BS Tuner', que traduzia o sinal obtido por uma antena e saía por US$ 330 (ou podia ser alugado por 6 meses por US$ 55); e de uma assinatura de serviço que precisava ser paga mensalmente.

O aparelho em si era acoplado à parte de baixo do Super Famicom, e devia ser usado em conjunto com um cartucho especial - o BS-X - e com um cartão de memória de 8 MB.

Caso tudo estivesse funcionando corretamente, usuários podiam então ligar seus consoles em horários específicos para baixar os jogos. Alguns deles podiam ficar armazenados permanentemente na memória do aparelho, mas outros só funcionavam enquanto o sinal estava ativo.

O 'menu' do Satellaview era, na verdade, um jogo. No controle de um pequeno avatar, que podia ser uma menina ou um menino, jogadores deviam explorar uma cidade e entrar em diferentes lojas e casas para baixar e acessar games, expansões, ou até mesmo revistas digitais com informações sobre futuros lançamentos.

  • Reprodução

    Interface de usuário do Satellaview era, na verdade, um jogo com história própria

Os jogos

Os títulos disponibilizados através do serviço no Japão se encaixavam em quatro categorias. A primeira incluía versões remasterizadas de jogos de Famicom ou Super Famicom, que muitas vezes traziam melhorias e até mesmo novos estágios. "BS F-Zero" e "BS The Legend of Zelda" são dois exemplos.

O Satellaview também tinha os 'BS Original Games', que eram feitos especialmente para o sistema. Esses jogos costumavam se aproveitar do formato episódico permitido pelo serviço, e faziam com que os usuários acompanhassem a história diariamente como faria um programa de TV. Um exemplo é "Radical Dreamers", 'visual novel' que conectava os eventos de "Chrono Trigger" e "Chrono Cross", que nunca foi relançado.

EXCLUSIVOS

  • Reprodução

    A lista de games exclusivos do Satellaview incluía várias pérolas, como uma versão nunca mais relançada de "Excitebike" estrelada por Mario e companhia.

Mensalmente, o serviço distribuía jogos especiais nos quais jogadores competiam por prêmios no mundo real. "BS Super Mario USA Power Challenge", por exemplo, era uma versão 'remixada' de "Super Mario Bros. 2" voltada para 'speed-runs'.

Por fim, existiam também os 'SoundLink Games' - experiências muito diferentes, como "BS The Legend of Zelda: Ancient Stone Tablets", que eram narradas em tempo real na medida em que o jogador avançava. Esses eram jogos que não podiam ser armazenados na memória do aparelho.

  • Reprodução

    "F-Zero", "Zelda" e até "Fire Emblem" tiveram games para o Satellaview

O fim

Criado através de uma parceria entre Nintendo e St.GIGA - uma subsidiária da TV japonesa WOWOW focada em transmissão de sinal de rádio por satélite -, o Satellaview parou de ser fabricado 5 anos após chegar ao mercado, em 30 de junho de 2000.

Por conta de problemas internos, Nintendo e St.GIGA acabaram separando suas operações de maneira pouco amigável em 1999. O Satellaview parou então de receber conteúdo inédito, e a St.GIGA continuou realizando transmissões de jogos antigos por apenas mais um ano.

Apesar do alto preço e de sua complexidade, o Satellaview teve mais de 116 mil assinantes no auge de seu sucesso, em março de 1997.