Topo

'Monogamia': de "LoL" a "Candy Crush", conheça os gamers de um jogo só

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

23/04/2015 19h44

Há quem jogue de tudo um pouco - de "FIFA" a "Mortal Kombat", passando por "Mario Kart" e "Uncharted", com "Final Fantasy" e "Halo" nas horas vagas. O jogador eclético é aquele mais associado ao termo 'gamer', que costuma descrever a pessoa que é fã do hobby como um todo.

Mas existem também pessoas que se identificam como gamers e têm gostos muito mais seletos. Os 'monogamers' (nome que acabamos de inventar) são aqueles que dedicam suas energias e praticamente todo seu tempo livre a um único jogo.

"Quando era menor, costumava jogar tudo. Tinha tanto o Super Nintendo quanto o Mega Drive, e curtia muito 'Mario', 'Sonic', 'Zelda'", relembra o engenheiro Andres Costa, 33. "Mas fui ficando mais velho, e perdi o pique de acompanhar as novidades. Também não queria mais gastar tanto dinheiro com isso".

Foi então que ele decidiu se focar em um jogo só, gastando apenas R$ 15 ao mês com sua diversão eletrônica. Hoje, Andres já tem mais de 3 mil horas investidas em sua conta de "World of Warcraft".

  • "World of Warcraft" tem conteúdo para saciar a vontade por games de muitos jogadores

Dedicação digital

"'WoW' é muito grande", afirma Andres, que tem como personagem principal um paladino Draenei. "Se tenho uma, duas horas por dia para jogar, posso gastá-las nele tranquilamente sem enjoar pela quantidade de coisas diferentes que posso fazer".

"Houve uma época em que eu ainda jogava outras coisas junto do 'WoW', mas acabei abandonando todo o resto. Não tenho um PS4 nem um Xbox, e não sinto falta", explica. "Ainda mais porque conheço as pessoas do meu servidor - tenho amizades lá dentro. Prefiro passar meu tempo livre jogando com essas pessoas do que com desconhecidos".

Mas Andres ainda se considera um gamer como qualquer outro. "Posso não acompanhar os lançamentos, mas gosto muito de games. Só jogo 'WoW' por opção, mas jogo muito, e sou muito bom nele. Não consigo pensar em outro termo para me descrever".

  • "League of Legends" tornou-se muito popular entre os mais jovens

Novos públicos

De uma geração diferente da de Andres, Caio Mateus Lopes, 14, já não se importa tanto com o rótulo de gamer. Ele conta que nunca teve um console ou portátil, e que começou a jogar games no celular. "Hoje em dia eu e meus amigos só jogamos 'LoL'".

Conhecido por cobrar muito investimento de tempo de seus fãs, "League of Legends" é grande sucesso entre o público mais jovem. "Assim que chegamos em casa do colégio, eu e mais quatro amigos entramos no 'LoL' para jogarmos algumas partidas juntos. Às vezes até conseguimos fechar duas equipes completas com a turma da sala", diz Caio.

O estudante diz que gasta por volta de 4 horas todos os dias jogando, mas mesmo assim não tem interesse em "Call of Duty", "Mario" ou outros títulos. "Eu não sei se sou um gamer. Gosto de me divertir no 'League' com meus amigos, mas nunca me preocupei em ir atrás de outros jogos".

  • Com um caráter viciante, "Candy Crush" é um excelente passatempo no celular

Públicos não tão novos

Quando compraram seus primeiros smartphones em 2014, o administrador de empresas Carlos Mattei, 46, e sua esposa descobriram um novo pasatempo: "Candy Crush Saga".

"Vou parecer muito mais velho do que sou dizendo isso, mas antes eu gostava daqueles livros de palavras-cruzadas", diz, rindo. "Mas esse jogo no celular é muito mais rápido e simples".

Carlos joga diariamente em seu celular entre reuniões e afazeres, e brinca de competir com a esposa quando está em casa. Ele diz já ter baixado outros jogos gratuitos, mas nenhum deles prendeu sua atenção. "Mas nunca gastei dinheiro com isso", garante, com aparente orgulho.

Milhares de lançamentos anuais não atingem grande parte do público jogador de hoje em dia. Da mesma forma que gamers tradicionais, os 'monogamers' entendem o valor do passatempo de seus próprios modos. Ironicamente, com suas preferências homogêneas eles provam o quão diverso o público que consome games se tornou.

OUTROS FAVORITOS DOS 'MONOGAMERS'

"Call of Duty"

Uma das séries de games mais vendidas da história tem um enorme público cativo que investe centenas, e às vezes milhares de horas a cada lançamento. Apenas o lançamento de um novo capítulo da saga faz com que eles deixem o jogo anterior para trás.
"Battlefield"

Concorrente direto do "Call of Duty", apesar de ter uma proposta diferente, conquista aficionados por conflitos militares mais realistas. Cada lançamento da série recebe suporte com novo conteúdo por pelo menos dois anos, satisfazendo as necessidades dos fãs.
"Pokémon"

Todo ano tem jogo "Pokémon" novo, e apesar deles serem muito parecidos, conseguem prender a atenção dos mais viciados. Aperfeiçoar sua equipe de monstrinhos e testar novas estratégias são processos demorados, mas bem recompensantes.
MMORPGs

Jogos como "World of Warcraft" ocupam muito o tempo de seus jogadores. Títulos como "Guild Wars 2" e "Final Fantasy XIV" rendem milhares de horas de jogo, e fãs do gênero costumam ficar presos a um único título ao longo de vários anos.
"StarCraft II"

Com suas partidas online competitivas e mapas personalizados, "StarCraft II" é uma relíquia dos tempos de ouro do gênero RTS. Tem gente que não deixou a série de lado desde o lançamento do original em 1998, sempre na luta para melhorar seu ritmo de APMs - as tais 'ações por minuto'.
"FIFA" e "Pro Evolution Soccer"

Principalmente no país do futebol, tem muita gente que investe uma boa grana em um console de última geração apenas para jogar futebol com os amigos. A diversão é renovada anualmente com os lançamentos das duas franquias mais vendidas no Brasil.