Topo

Primeiro mod pago de "Skyrim" é removido por ter conteúdo não autorizado

Do UOL, em São Paulo

25/04/2015 12h00

Menos de um dia após seu lançamento, o serviço de mods pagos para "Skyrim" via a plataforma Steam viu sua primeira baixa, após uma modificação ser removida por trazer conteúdo de outra criação de fã.

A modificação em questão possibilitava a pesca no mundo do jogo, e foi desenvolvido pelos veteranos Chesko e aqqh. Parte de seu conteúdo, porém, vem de outro mod, "New Idles of Skyrim", desenvolvido pelo usuário Fore.

Na página do mod dentro do Steam Workshop, Fore declarou não ter dado consentimento para utilização de seu mod, e criticou o programa da Valve. "Fazer dinheiro com mods é totalmente contra minha atitude. É o fim de uma comunidade de modificação funcional e inventiva", declarou.

Além de remover o mod, Chesko também respondeu aos comentários: "Perguntei à Valve especificamente sobre conteúdo que requer outro conteúdo, e fui informado que se o outro download é separado e gratuito, não haveria problema", escreveu. "No caso deste mod, as animações não são necessárias para que ele continue funcionando. Porém, vou deferir à decisão de Fore, que trará um reembolso a todos os consumidores".

A página do mod - assim como a sessão de comentários com os posts de Fore e Chesko - foram removidas.

Controvérsia

Implementada na quinta (23), o sistema de mods pagos pelo Steam Workshop só está disponível, inicialmente, para o jogo "The Elder Scrolls V: Skyrim", embora a Valve tenha indicado que outros jogos terão uma versão própria nas próximas semanas.

Em poucas horas, o programa gerou uma série de controvérsias entre entusiastas da comunidade modder, que vê com maus olhos diversos aspectos do programa.

Uma das principais críticas ao sistema envolve justamente a situação acima, em que um modder utiliza o conteúdo de outro criador para seu próprio projeto, sem envolvê-lo em parte dos lucros.

Outras reclamações estão na divisão do dinheiro por parte das publisher - no caso dos mods de "Skyrim", em específico, o modder recebe apenas 25% da compra, enquanto os outros 75% são divididos entre a Valve e a Bethesda  - e pelo fato de que o criador só receberá seus ganhos após arrecadar US$ 100 pelo conteúdo.

Mais fragilidades no sistema incluem a possível instabilidade de mods: A Valve deu uma janela de 24 horas para um pedido de reembolso, mas usuários temem a possibilidade de atualizações do jogo destruírem sua compatibilidade com a modificação, talvez permanentemente.

A autonomia dos modders, que podem remover seu conteúdo livremente, sem repercussões por parte da Valve, também preocupa a comunidade.