Topo

Contos de horror digitais? Entenda o que são os 'creepypastas'

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

28/04/2015 17h31

Você já ouviu falar do irmão falecido do criador de "Minecraft"? Ou então da Síndrome de Lavender, aquele pequeno vilarejo de fantasmas em "Pokémon"? Dado o tamanho do sucesso das 'creepypastas', é provável que sua resposta seja "sim".

Uma mistura entre o inglês para "arrepiante" e a brincadeira 'copypasta', que faz referência a tudo que é copiado e colado várias vezes internet afora, 'creepypastas' são lendas urbanas digitais cujo propósito é envolver e assustar o leitor com alguma história ou imagem inquietante.

Por definição, as 'creepypastas' não são publicadas em um local fixo na rede. Elas ganham visibilidade quando são espalhadas pelos próprios leitores, seja em redes sociais ou em fóruns de discussões.

Gamers sempre se divertiram procurando por segredos em seus títulos favoritos. Não é estranho, portanto, que jogos sejam alvos de algumas das mais populares 'creepypastas' - inclusive daquela que é considerada a primeira de todas.

  • Game fictício de lenda urbana ganhou visibilidade do público geral

"Polybius"

Pouco agraciados por novos lançamentos, os subúrbios de Portland, Oregon se agitaram com a notícia de um novo arcade em 1981, conta a história. "Polybius" era supostamente viciante ao ponto de fazer crianças montarem filas para jogar.

Após experimentarem o game, porém, jogadores começavam a sofrer diversos sintomas, como amnésia, insônia e pânico noturno. Isso, aliado à história de que "homens de preto" visitavam o fliperama para coletar algum tipo de informação do gabinete, fez com que gamers se apaixonassem por essa lenda urbana.

A primeira menção à história é datada de 1998, encontrada em um site de catálogo de fliperamas. Desde então, referências ao misterioso arcade que ninguém consegue provar que existiu apareceram em gibis do Batman e até mesmo em um episódio dos "Simpsons".

  • Montagem com foto ganhou a graça do público e virou até game para consoles

Extrapolando a lenda

11 anos mais recente que o 'creepypasta' do "Polybius", o Slender Man é um excelente exemplo de como esse tipo de conteúdo cativa seu público. Nascido como uma montagem fotográfica no fórum Something Awful, o monstro ganhou uma websérie de horror e games para PC e consoles.

Tamanha é a proporção que a brincadeira tomou que, falando ao podcast TLDR, o criador do personagem Eric Knudsen disse que reforça seus direitos autorais sobre a marca por conta do que ele enxerga como "integridade artística".

Se você quer sentir-se um pouco desconfortável, confira abaixo alguns dos mais conhecidos 'creepypastas' dos games: