Topo

Valve remove programa de mods pagos do Steam

Do UOL, em São Paulo

28/04/2015 12h03

Após gerar muita controvérsia, a Valve decidiu remover o programa de mods pagos vendidos pelo Steam Workshop nesta segunda (27).

"Fizemos isto porque ficou bem claro que não sabíamos direito o que estávamos fazendo", escreveu Alden Kroll, da Valve. "Para ajudar a entender porque achamos que isto era uma boa ideia, nossos objetivos principais eram de dar a criadores de mods a oportunidade de trabalhar em suas criações em tempo integral caso quisessem, e encorajar desenvolvedores a trazer mais apoio a estas comunidades. Acreditávamos que isto iria criar modificações melhores para todos, tanto grátis quanto pagos. Queríamos que grandes mods se tornassem grandes produtos como 'Dota', 'Counter-Strike', 'DayZ' e 'Killing Floor', e queríamos que isso acontecesse organicamente com qualquer criador de mod que estivesse disposto a tentar sua sorte".

"Mas nós subestimamos as diferenças entre nossos modelos de divisão de lucros que encontraram sucesso anteriormente, e a adição de mods pagos na Oficina de 'Skyrim'", continuou Kroll. "Entendemos as comunidades de nossos próprios jogos muito bem, mas entrar em uma comunidade reconhecida e com anos de experiência como 'Skyrim' provavelmente não foi o melhor lugar para começarmos a iterar."

"Achamos que isto nos fez errar feio o alvo, mesmo acreditando que a uma funcionalidade útil em algum lugar".

A empresa prometeu que usuários que pagaram pelos mods oferecidos receberão um reembolso via a Carteira Steam.

Controvérsia

Implementada na última quinta (23), o sistema de mods pagos pelo Steam Workshop só esteve disponível, inicialmente, para o jogo "The Elder Scrolls V: Skyrim", embora a Valve tenha indicado que outros jogos teriam uma versão própria eventualmente.

Em poucas horas, o programa gerou uma série de controvérsias entre entusiastas da comunidade modder, que criticaram diversos de seus aspectos.

Uma das principais críticas ao sistema envolve a situação em que um modder utiliza o conteúdo de outro criador para seu próprio projeto, sem envolvê-lo em parte dos lucros, o que causou a remoção de uma das modificações pouco após a instalação do programa..

Outras reclamações envolviam a divisão do dinheiro por parte das publisher - no caso dos mods de "Skyrim", em específico, o modder recebe apenas 25% da compra, enquanto os outros 75% são divididos entre a Valve e a Bethesda  - e pelo fato de que o criador só receberia seus ganhos após arrecadar US$ 100 pelo conteúdo.

Mais fragilidades no sistema incluiam a possível instabilidade de mods: A Valve deu uma janela de 24 horas para um pedido de reembolso, mas usuários temiam a possibilidade de atualizações futuras de jogos arruinarem a compatibilidade com a modificação, talvez permanentemente.

A autonomia dos modders, que poderiam remover seu conteúdo livremente, sem repercussões por parte da Valve, também foi causa de preocupação para membros da comunidade.