Topo

Prefeitura de Curitiba inclui games em programa de incentivo à cultura

Do UOL, em São Paulo

29/04/2015 10h59

A Fundação Cultural de Curitiba, órgão da prefeitura da capital paranaense que visa promover a produção cultural, incluiu o desenvolvimento de jogos digitais no programa Mecenato 2015.

Assim, desenvolvedores podem tentar financiar a produção de jogos através do programa. O Mecenato 2015 vai selecionar projetos com valores de até R$ 64,6 mil (iniciantes) e até R$ 129,2 mil (feitos por estúdios não iniciantes). Projetos aprovados pela fundação tem até 2 anos para realizar a captação e mais seis meses para executar o projeto.

Segundo a vice-presidente da comissão do Mecenato Subsidiado, Marili Azim, a incorporação dos jogos digitais no Mecenato seguiu um caminho natural. “Em outros editais percebemos que já existia uma demanda crescente de projetos com foco nas artes tecnológicas", afirma Marili.

"Dar a oportunidade para o desenvolvedor de obter acesso a recursos para que possa trabalhar no seu projeto, quem sabe de maneira integral, é fundamental para fortalecimento do setor de jogos digitais no Brasil. A Fundação Cultural de Curitiba está dando um exemplo para outras cidades brasileiras", diz Cleverson Calegari, coordenador do programa de jogos digitais do SENAI de Curitiba.

  • Montagem/UOL

    Jogos brasileiros dos mais variados gêneros chegarão aos consoles em 2015

Como participar

Os editais para inscrever o projeto de jogo no Mecenato 2015 estão disponíveis no site da FCC. O prazo final de inscrição é dia 18 de maio. A previsão da prefeitura de Curitiba é de que os selecionados receberão suas cartas de anuência para captação até dezembro deste ano.

A escolha dos projetos que poderão receber este tipo de financiamento é realizada por meio de subcomissões de avaliação com três integrantes cada uma, indicados pela FCC, pelo prefeito e pelas classes artísticas. Após ter o projeto aprovado, o produtor precisa encontrar empresas que queiram direcionar parte de seus impostos municipais devidos para o projeto. Cada empresa pode apoiar vários projetos com até 20% do montante de impostos devidos.

Eventuais dúvidas devem ser esclarecidas através do e-mail paicatendimento@fcc.curitiba.pr.gov.br ou na página da fundação no Facebook.