Topo

"Star Wars": Clássicos para jogar enquanto o novo "Battlefront" não chega

Victor Ferreira

Do UOL, em São Paulo

29/04/2015 14h10

Ao ser lançado, em novembro, “Star Wars: Battlefront” marcará uma nova fase da icônica série cinematográfica no mundo dos games, agora sob comando da Disney e - pelo menos inicialmente - pela Electronic Arts.

Ainda assim, a série “Star Wars” tem um longo e marcante histórico nos videogames graças a sua antiga produtora, a LucasArts. Seja por RPGs, simuladores, jogos de tiro ou estratégia, a franquia gerou diversos clássicos.

Embora muitos destes jogos nostálgicos - como “Rogue Squadron II”, “Shadows of the Empire” e “Star Wars: Racer” - sejam bem difícieis de encontrar atualmente, graças ao poder da retrocompatibilidade, ainda é possível ter acesso a grandes títulos da série. E, como bônus, boa parte destes jogos está em promoção para celebrar o Star Wars Day, que acontece em 4 de maio.

Confira logo abaixo alguns dos principais clássicos dos games de “Star Wars” facilmente disponíveis por plataformas digitais. E aproveite para ouvir o Playground dessa semana, no qual a equipe de UOL Jogos discute as novidades que estão chegando em “Star Wars: Battlefront”.

Série "Knights of the Old Republic"

  • Lançado em 2003, "KOTOR" ajudou a redefinir os RPGs 3D

Gênero: RPG
Disponível em: Steam/GOG

Passando-se milhares de anos antes da série cinematográfica, “Star Wars: Knights of the Old Republic” tem como foco a guerra entre a República Galáctica e as forças do Lorde Sith Darth Malak. Liderado por seu personagem, um grupo de heróis improváveis deve explorar planetas em busca de uma poderosa e antiga arma que pode aniquilar qualquer exército.

Lançado em 2003 para PC e Xbox, “Knights of the Old Republic” foi um divisor de águas para a produtora Bioware. Já aclamada pela série “Baldur’s Gate”, “KOTOR” foi o primeiro jogo 3D do estúdio, e ainda é possível sentir sua influência em títulos como “Mass Effect 3” e “Dragon Age: Inquisition”.

O game foi sucesso de crítica e público, e até hoje é considerado por muitos como um dos melhores RPGs de computador de todos os tempos. Sua influência é tão significativa que é difícil não ver os paralelos entre o vilão de “O Despertar da Força”, Kylo Ren, e Darth Revan.

Em 2004, a LucasArts lançou a sequência “The Sith Lords”, produzido pela Obsidian Entertainment. O jogo trouxe mecânicas mais refinadas de combate - incluindo diferentes formas de estilo de luta - e uma narrativa mais sombria e complexa do que seu predecessor.

Infelizmente, por ter uma janela de desenvolvimento muito pequena, a Obsidian não conseguiu completar várias partes do jogo, ganhando fama por seu final abrupto. Felizmente, hoje em dia é possível ter acesso a parte deste conteúdo por meio de um mod.

O primeiro jogo também está diponível em plataformas iOS e Android.

"Star Wars: The Old Republic"

  • RPG Online seguiu a narrativa apresentada nos dois primeiros "KOTOR"

Gênero: MMORPG
Disponível em: Origin

Quase dez anos após o primeiro “KOTOR”, a Bioware retornou ao mundo de “Star Wars” com o RPG Online “The Old Republic”, em 2011.
O game segue a narrativa apresentada nos jogos anteriores, desta vez mostrando a luta entre a República e o Império Sith.

A principal novidade de “The Old Republic” foi sua narrativa expansiva, em que o jogador poderia escolher entre 8 classes diferentes, cada uma com sua própria história e escolhas morais.

Originalmente por assinatura, “The Old Republic” atualmente possui um sistema de pagamento free-to-play, com benefícios para usuários que pagam por uma taxa extra.

Série "Jedi Knight"

  • Série se popularizou por suas mecânicas de combate com sabre de luz

Gênero: FPS/Ação
Disponível em: Steam/GOG/PSN (“Dark Forces”)

Tendo início em 1995 com o jogo “Dark Forces”, a série “Jedi Knight” mostra a saga do herói Kyle Katarn, de mercenário rebelde a respeitado Mestre Jedi.

Inicialmente um FPS, a partir de “Dark Forces II: Jedi Knight” a série começou a inovar suas mecânicas ao implementar habilidades com a Força e o sabre de luz, sendo possível inclusive mudar a perspectiva de primeira para terceira pessoa.

Os jogos também trazia algumas escolhas morais durante a narrativa, em que Katarn poderia ou não cair para o Lado Negro da Força, dependendo das decisões do jogador.

No último game da série, “Jedi Academy”, Katarn deixou de ser um personagem jogável, sendo substituído por seu discipulo, Jaden Korr, cujo sexo e raça poderiam ser definidos pelo jogador. A estrutura do jogo também foi alterada, passando de uma narrativa linear para uma série de missões opcionais.

A série também ficou conhecida por sua bizarra estrutura de títulos, pulando de “Jedi Knight: Dark Forces II” para “Jedi Knight II: Jedi Outcast”. Para quem tem alguma dúvida, a sequência de jogos é a seguinte: “Dark Forces”, “Jedi Knight”, “Jedi Outcast” e “Jedi Academy”.

"Star Wars: Republic Commando"

  • Jogo de tiro tático agradou por interface e excelente inteligência artifical

Gênero: FPS
Disponível em: Steam/GOG

Um dos poucos jogos aclamados da série que utiliza como pano de fundo a trilogia de episódios novo, “Star Wars: Republic Commando” é um jogo de tiro tático que se passa durante as Guerras Clônicas.

No papel do líder de um esquadrão de Clones, o jogador deve completar uma série de objetivos em planetas como Kashyyk e Geonosis, utilizando as habilidades especiais de seus soldados.

O jogo foi aclamado por suas mecânicas de combate tático e a inteligência artificial de seus companheiros. Infelizmente, o jogo tem uma curta duração, com apenas três missões (embora cada uma delas seja bem longa e com várias fases).

Série "X-Wing"

  • De 1994, "Tie Fighter" é visto como um dos melhores simuladores de todos os tempos

Gênero: Simulação
Disponível em: Steam/GOG

Uma das mais aclamadas séries de PC de todos os tempos, “X-Wing” capturou a imaginação de milhares de jogadores por suas mecânicas de combate e pela dedicação da LucasArts de recriar as clássicas naves da série em seus mínimos detalhes.

Lançado em 1993, o primeiro jogo possibilitava ao jogador a completar missões com diferentes naves da Rebelião. O jogo foi sucesso de público e crítica, mas sua dificuldade e poucas chances de improvisação de estratégia causaram dor de cabeça em muita gente.

A sequência, “Tie Fighter”, mudou o foco para o Império, tanto em termos de narrativa quanto jogabilidade. Corrigindo boa parte dos problemas de seu predecessor, este é considerado por muitos como o melhor jogo da franquia “Star Wars”.

A série recebeu mais dois jogos: “X-Wing vs. Tie Fighter” com maior foco no multiplayer; e “X-Wing Alliance”, que entre as novidades dava a possibilidade de pilotar ou manejar as turretas da Millennium Falcon durante a batalha final de “O Retorno de Jedi”.

Por muitos anos, fãs imploravam por um relançamento destes jogos via plataformas digitais como o Steam, até que em outubro o GOG finalmente disponibilizou a série para download. Atualmente, também é possível comprar os quatro jogos pelo serviço da Valve.

"Rogue Squadron"

  • Clássico do N64, jogo pode ser atualmente adquirido no PC

Gênero: Simulador
Disponível em: GOG

Dando menos ênfase ao “realismo” da série “X-Wing”, “Star Wars: Rogue Squadron” é um jogo com estilo mais “arcade”, com ritmo de combate mais rápido e controles menos complexos.

Se passando entre os eventos de “Uma Nova Esperança” e “O Império Contra-Ataca”, o jogo procura mostrar a formação do chamado Rogue Squadron, grupo de pilotos de elite liderados por Luke Skywalker e Wedge Antilles.

Durante as 16 fases do game, o jogador deve completar uma série de objetivos diferentes, desde atacar bases imperiais até passar despercebido por seus inimigos em missões de reconhecimento.

O jogo recebeu duas sequências, “Rogue Squadron II: Rogue Leader” e “Rogue Squadron III: Rebel Strike”, mas por serem exclusivos do Nintendo GameCube é difícil saber quando (ou se) estes games serão relançados eventualmente.

"Super Star Wars"

  • Jogo de SNES adaptou história de "Uma Nova Esperança"

Gênero: Ação
Disponível em: Wii Shop

Um dos grandes clássicos do Super Nintendo, “Super Star Wars” procurou recriar os eventos de “Uma Nova Esperança” no mundo dos games - com um pouco de liberdade criativa em certas partes.

Dividido entre 15 fases, o game leva o jogador a lugares e momentos icônicos do filme, desde a fuga de Mos Eisley até a destruição da Estrela da Morte. Inicialmente só é possível jogar com Luke Skywalker, mas estágios mais avançados do jogo dão a chance de controlar Han Solo e Chewbacca.

O game ganhou duas sequências, “Super Star Wars: The Empire Strikes Back” e “Super Star Wars: Return of the Jedi”, que procuraram recriar os eventos dos Episódios V e VI. Infelizmente, estes jogos não ganharam versão digital pela Wii Shop.

"Star Wars: The Force Unleashed"

  • No papel de aprendiz de Darth Vader, jogador poderia usar todo o poder da Força

Gênero: Ação
Disponível em: Steam/PSN (versão de PSP)

Um dos últimos grandes projetos da LucasArts, “Star Wars: The Force Unleashed” deu a chance a jogadores de experimentar o incrível poder que a Força tem a oferecer.

No papel de Starkiller, aprendiz secreto de Darth Vader, o jogador tem a oportunidade de levantar, esmagar, lançar e destruir qualquer coisa a sua frente - sejam Stormtroopers, caças e, em uma cena memorável (por bons e maus motivos), até um Star Destroyer.

O game foi um sucesso de público, e embora a crítica não tenha adorado o jogo, as narrativas e mecânicas foram bastante elogiadas. Infelizmente, a sequência “The Force Unleashed 2” foi claramente feita às pressas, tentando recapturar o público com o que foi oferecido no jogo original.

Com vendas abaixo do esperado, “The Force Unleashed 2” foi um marco importante no declínio e eventual fechamento da LucasArts por parte da Disney.

"Star Wars: Empire at War"

  • Jogo de estratégia dá oportunidade de dominar a Galáxia com mão de ferro

Gênero: Estratégia
Disponível em: Steam/GOG

Já pensou em rondar a galáxia com uma Estrela da Morte, destruindo qualquer planeta que ousar estar na sua frente? “Star Wars: Empire at War” é o jogo para você.

Desenvolvido pela produtora Petroglyph, formada por antigos membros do Westwood Studios (da série “Command & Conquer”), em “Empire at War” é possível escolher entre três facções: Rebeldes, Império e o chamado Zann Consortium, presente na expansão “Forces of Corruption”.

No game, o jogador deve lidar tanto com o combate na superfície dos planetas quanto em batalhas espaciais. O jogo traz essencialmente todos os veículos vistos na série, e é possível que heróis como Luke Skywalker ou vilões como Darth Vader entrem na luta.

A campanha do jogo segue os eventos que levam até “Uma Nova Esperança”, culminando com a batalha final do filme. Já no modo Galactic Conquest o objetivo é eliminar a facção rival, seja ao libertar planetas como a Aliança Rebelde ou dominá-los com mão de ferro no papel do Império.

"Star Wars: Battlefront II"

  • Mesmo dez anos após seu lançamento, "Battlefront II" mantém uma comunidade ativa

Gênero: FPS
Disponível em: Steam/GOG/PSN (versão de PSP)

Se não quiser esperar até novembro para testar uma experiência multiplayer no mundo de “Star Wars”, ficará feliz em saber que, mesmo uma década depois, a comunidade de “Battlefront 2” ainda segue firme e forte.

No game, é possível escolher entre quatro diferentes facções - República, Império, Aliança Rebelde e Confederação de Sistemas Independentes - cada um com seis diferentes classes.

Também é possível controlar personagens icônicos de cada facção - como Obi-Wan Kenobi e Darth Vader - em determinados momentos do jogo. Estas figuras são significativamente mais fortes e resistentes do que soldados comuns.

“Star Wars: Battlefront II” também traz uma campanha singleplayer, que mostra a ascensão do Império pela perspectiva de um poderoso batalhão de Clones, culminando na invasão de forças imperiais à base de Hoth vista em “O Império Contra-Ataca”.

Mesmo com a desativação do sistema de multiplayer online GameSpy, que era responsável pelos servidores do jogo, ainda é possível acessar este modo graças ao programa GameRanger.