Topo

Versão comercial do Oculus Rift será lançada no início de 2016

Do UOL, em São Paulo

06/05/2015 09h07

A Oculus VR finalmente anunciou uma janela de lançamento para seu esperado dispositivo de realidade virtual, o Oculus Rift, declarando que o acessório chegará às lojas durante o primeiro trimestre de 2016.

O óculos de realidade virtual que será lançado para consumidores terá base no Crescent Bay, terceiro protótipo desenvolvido pela empresa.

"O Oculus Rift é construído na presença, imersão e conforto do protótipo Crescent Bay, com um sistema de detecção de movimentos melhorado que suporta experiências tanto sentadas quanto de pé, assim como uma melhor ergonomia para um ajuste mais natural, e um design industrial altamente refinado", disse a companhia.

"Nas próximas semanas, revelaremos detalhes sobre hardware, software, input, e muitos de nossos jogos e experiências de realidade virtual ainda não anunciados", continuou.

Por enquanto, a Oculus VR não indicou o preço da versão comercial do Oculus Rift, ou em que países pretende lançar o dispositivo oficialmente

Olho no futuro

Sucesso no Kickstarter, onde arrecadou mais de US$ 2 milhões em doações pelo público, o Oculus Rift impressionou com suas demonstrações em feiras e eventos de tecnologia, chegando até a inspirar o lendário designer John Carmack, responsável pela programação de "Doom", em abandonar seu emprego na id Software e trabalhar exclusivamente no dispositivo de realidade virtual.

Em março de 2014, a Oculus VR foi adquirida pelo Facebook pelo valor de US$ 2 bilhões. De acordo com o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, o investimento é a longo prazo, declarando que o acessório só terá impacto significativo ao vender 50 milhões de unidades.

"Com o Oculus Rift, estamos fazendo uma aposta de longo termo no futuro da computação", disse o executivo em uma reunião com investidores, em outubro. "A cada 10 ou 15 anos uma nova plataforma grande de computação nasce, e acreditamos que realidades aumentadas e virtuais serão parte disso".

Originalmente, o fundador da Oculus VR, Palmer Luckey, havia indicado que o Rift chegaria às lojas ainda em 2015, mas durante o evento South by Southwest deste ano revelou que era mais provável que o dispositivo só seria lançado no próximo ano.

"Expandimos muito em relação às ambições que tínhamos com o produto e o que gostaríamos de fazer", disse Luckey.