Topo

Lindsay Lohan, Ellen Page e mais: veja celebridades que brigaram com games

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

15/05/2015 17h46

Com os games ficando cada vez mais populares, não é difícil de imaginar que famosos querem usá-los para ganhar um pouco mais de exposição. Atores, roqueiros, funkeiros, celebridades... Qualquer um com um pouquinho de visibilidade pode aparecer nos games. Mas há casos em que esse casamento não acaba muito bem.

UOL Jogos separou alguns momentos em que a fama subiu à cabeça de personalidades, ficando chateados com os videogames por supostos usos indevidos de suas imagens ou trabalhos. Confira:

Lindsay Lohan Vs. Grand Theft Auto V

Em 2014 a atriz Lindsay Lohan processou a Take-Two Interactive por "copiar" sua aparência em uma imagem de "GTA V". Os advogados da responderam a acusação dizendo que o processo judicial movido pela atriz tem, como único propósito, "chamar a atenção". De acordo com a defesa na época, as semelhanças entre Lindsay Lohan e a personagem Lacey Jonas é que ambas são mulheres jovens e loiras.

Ellen Page Vs. "The Last of Us"

Em 2013 a atriz Ellen Page participou de um chat no Reddit, um dos maiores fóruns de discussões dos EUA. Em certo momento da discussão, Page disse: "Eu acho que eu deveria ficar lisonjeada quando percebi que eles roubaram minha aparência. Mas como eu estou atuando em 'Beyond: Two Souls, isso não é muito legal".

A relação da atriz com os jogos também não deu muito certo quando encontraram um kit de desenvolvimento de PlayStation 3 que permitia ver a cena na qual ela toma banho em diversos ângulos. Na época Sony retirou as imagens do ar e declarou que a cena não tinha o corpo de Ellen, mas apenas um modelo digital.

Romantics Vs. Guitar Hero Encore: Rock the '80s

A série "Guitar Hero" é conhecida por receber uma penca de ações judiciais de seus artistas convidados. Uma delas foi a banda The Romantics, que em 2008 cedeu a música "What I Like About You" para ser interpretada por uma banda cover da Activision. Porém a música ficou tão boa, mas tão boa, que ficou bem diferente do original. Então a banda processou a distribuidora por "ficar indistinguível do original". O juiz responsável arquivou o caso.

Uri Geller Vs. Pokémon

O mágico que entorta colheres ficou muito bravo com a Nintendo quando descobriu a existência de Kadabra, o Pokémon que tem colheres em suas mãos. Nos anos 2000, Uri Geller disse que o bichinho telecinético estava roubando uma de suas marcas registradas.

Além disso, Geller diz que na barriga de Kadabra existe um sinal antissemita, que os raios lembram o símbolo nazista. Graças à isso, o jogo de cartas deixou de imprimir novos Kadabras (as cartas ficaram raríssimas e valem pequenas fortunas). O anime também foi afetado e o monstro não aparece desde 2006.

Axl Rose Vs. Guitar Hero III: Legends of the Rock

O líder do Guns 'n' Roses teve uma crise de ciúmes quando viu Slash, o ex-guitarrista da banda, tocando "Welcome to the Jungle" em "Guitar Hero III: Legends of the Rock". Em 2010 Rose entrou com um processo contra a Activison dizendo que a empresa só tinha direito de usar a música para divulgar o game. Os juízes dispensaram a causa dizendo que Rose esperou demais para dar entrada na ação.

MC Miltinho Vs. Grand Theft Auto IV: Ballad of Gay Tony

Até os brasileiros entraram em uma briga com a Rockstar. Dessa vez MC Miltinho foi o pivô da disputa. Segundo seus advogados, o menor foi lesado quando a Rockstar usou a música "Bota o Dedinho pro Alto" indevidamente na expansão "Ballad of Gay Tony" de "Grand Theft Auto", sem ter pago os royalities da música.

O mais maluco é que a 3ª Vara Cível de Barueri definiu que a Rockstar Games Inc. e a Synergex do Brasil estavam impedidas de comercializar e distribuir os discos do jogo em todo o mundo. Mais tarde a Synergex, empresa que distribuía o jogo da Rockstar no Brasil, entrou em acordo com MC Miltinho e seus pais.

Courtney Love Vs. Guitar Hero 5

Em "Guitar Hero 5" era possível jogar como Kurt Cobain, líder da banda Nirvana, em qualquer música do jogo. Porém ao ver isso, Courtney Love, viúva de Cobain, e os parceiros dele na banda, Dave Grohl e Krist Bovoselic expressaram seu desaponto publicamente contra a empresa.

"Queremos que as pessoas saibam que estamos consternados e muito desapontados com a forma que a versão digital de Kurt foi utilizada no 'Guitar Hero'. Sabíamos que a imagem de Kurt seria usada com as duas músicas do Nirvana, mas não sabíamos que os jogadores poderiam destravar o personagem e usá-lo em todas as músicas do jogo".