Mercado mobile é onde está futuro dos games, diz novo CEO da Konami
Nos últimos anos, a Konami tem se focado cada vez menos em jogos para consoles e portáteis, procurando trabalhar em setores com maior possibilidade de retorno financeiro. Agora, em meio a rumores da saída do designer Hideo Kojima da empresa, o novo CEO Hideki Hayakawa declarou ao site japonês Nikkei Trendy Net que o mercado mobile é o futuro dos games.
"Games se espalharam para um grande número de plataformas, mas no fim das contas, a plataforma que está mais próxima a nós é mobile", disse o executivo. "Mobile é onde está o futuro dos games".
De acordo com a tradução da entrevista, os motivos desta mudança de foco estão nas diferentes possibilidades de modelos financeiros que podem ser implementados nos jogos mobile.
"Seguindo o modelo de 'pagar enquanto joga' de games como 'Power Pro' e 'Winning Eleven' com conteúdo adicional, nossos jogos devem seguir de vender coisas como 'itens' a vender coisas como 'funções'", segundo a entrevista. "Vimos que com estes jogos até mesmo quem compra mídia física está motivado a adquirir conteúdo extra. O sucesso de 'Power Pro', especialmente, nos motivou a trazer mais de nossas séries populares do que antes".
Hayakawa também disse que espera que "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain" e o novo "Pro Evolution Soccer" tenham um bom desempenho nos consoles e PC, mas que também pensam em formas de trazer estas séries para smartphones e tablets.
"Com jogos multiplataforma, não há mais motivo em dividir o mercado em categorias. Plataformas mobile terão a nova função de unir o público geral com o mundo dos games".
Mudando o roteiro
Os últimos meses tem sido difíceis para fãs da Konami no PC e consoles, começando com os rumores de que Hideo Kojima, designer da série "Metal Gear Solid", deixaria a empresa após o fim da produção de "The Phantom Pain" por estar em conflito com a nova direção da empresa.
Mais recentemente, o jogo "Silent Hills", produção conjunta entre Kojima e o cineasta Guillermo del Toro, foi oficialmente cancelada, e a demo "P.T.", para PS4 removida da PSN.
Nos últimos anos, a Konami já indicava não ter mais tanto interesse em trabalhar em jogos de grande porte, financiando apenas projetos com títulos conhecidos (como "Metal Gear" e "Castlevania") enquanto explorava mercados alternativos, como máquinas caça-níqueis e academias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.