Topo

"The Witcher 3": 5 coisas que você precisa saber sobre o maior RPG do ano

Do UOL, em São Paulo

18/05/2015 17h42

Um dos jogos mais aguardados do ano, "The Witcher 3: Wild Hunt" está prestes a sair para PC, PlayStation 4 e Xbox One. O jogo é uma super produção, maior obra já realizada pela polonesa CD Projekt e um dos primeiros títulos que realmente parece impossível de ser feito para os consoles PlayStation 3 e Xbox 360 - não sem perdas consideráveis, pelo menos.

"Wild Hunt" é um jogo com um mundo complexo, violência, sexo e uma trama cheia de reviravoltas.  O game consegue um feito raro entre os RPGs ocidentais, aliando uma narrativa forte e bem elaborada com um cenário amplo e aberto, onde o jogador tem a liberdade para explorar e tomar decisões. Geralmente, os jogos do gênero se polarizam em um desses extremos (liberdade para o jogador OU narrativa) - "The Witcher 3" equilibra os dois.

Entre partidas de cartas, flertes com feiticeiras e intrigas políticas, Geralt leva o jogador para um mundo novo cheio de aventuras. Separamos abaixo cinco coisas bacanas que você precisa saber sobre "The Witcher 3":

  • Divulgação

    "The Witcher 3" é cheio de personagens curiosos com quem você pode interagir

1. Mundo enorme e cheio de vida

O cenário de "The Witcher 3" é vasto como poucos jogos antes dele - e certamente é o maior jogo do gênero já feito. Você explora cinco grandes áreas no game e mesmo que se concentre na campanha principal, vai levar algumas horas cavalgando pelos campos e florestas, navegando, explorando criptas e passeando pelas cidades.

Isso seria meio chato se o mundo do game não fosse cheio de vida: animais selvagens e monstros vagam pelas florestas, camponesas fofocam nas suas fazendas, cheias de bichos e de pequenas histórias acontecendo ao redor de Geralt.

O próprio cenário vai mudando com o passar do tempo: o jogo não só tem um ciclo de dia e noite, como passa por mudanças climáticas. Ver o vento agitar os galhos das árvores e os raios do sol poente deixando a folhagem dourada é sempre um espetáculo.

Você pode viajar por esse mundo andando a pé, cavalgando ou guiando um simpático barquinho pelos rios da região. O barco é ótimo para encontrar lugares isolados (onde sempre há monstros e tesouros) e dá um clima meio "Legend of Zelda" ao game.

  • Divulgação

    É sempre bom checar o nível recomendado da missão antes de encarar os monstros

2. Missões e contratos

O bruxo Geralt tem uma missão bem clara no game, mas constantemente recebe novas incubências e contratos para fazer uma grana extra. Esses contratos em geral envolvem caçar monstros ou encontrar pessoas desaparecidas. Com sentidos super aguçados e habilidades mágicas de combate, os bruxos são sempre procurados para essas atividades perigosas.

Cada pequeno contrato de "The Witcher 3" é um evento dividido em etapas, que envolvem negociação, conversas, exploração e, claro, combate. Mas nem tudo é o que parece por aqui e essa é a graça do jogo. Mais de uma vez você vai se questionar sobre a missão e a boa fé dos seus contratantes.

O game deixa nas mãos do jogador como lidar com essas situações. Você pode cumprir o contrato e matar um inocente ou voltar até o contratante e confrontá-lo, por exemplo, ou fingir que nada aconteceu. No fim do dia, a consciência de Geralt é o jogador.

  • Divulgação

    Você pode mudar o penteado, fazer (ou não) a barba e criar novas roupas para Geralt

3.  Barba, cabelo e roupas

A barba de Geralt cresce naturalmente durante o jogo. O personagem começa a aventura meio barbudo e descuidado, após passar meses na estrada, mas depois você pode adotar um visual mais limpinho, soltar o cabelo e fazer a barba, se quiser.

Também pode descolar umas roupas novas, peças de armadura melhores e até espadas mais poderosas, ou mesmo outras armas, como machados. Dá para  usar um arpão de pesca no lugar da espada, mas é meio esquisito.

Além do equipamento encontrado em caixas e baús ou tomado de inimigos caídos, você pode fabricar seus próprios itens: é preciso ter o diagrama do item, os materiais necessários e visitar um ferreiro com o nível de habilidade apropriado.

  • Divulgação

    Geralt é bom de briga, mas sempre carrega várias magias e poções para ajudar

4. Magias e poções

Geralt é um espadachim de primeira, capaz de fatiar inimigos comuns em questão de segundos. O combate em "The Witcher 3" está bem melhor em comparação aos jogos anteriores, mas é bom lembrar que o aventureiro é um bruxo, que manja das magias e sabe preparar toda sorte de poções.

As magias de Geralt ajudam muito durante as lutas, seja gerando um campo de força ao redor do herói e repelindo adversários com fogo ou telecinese. Fora de combate, o bruxo pode usar seus poderes para hipnotizar pessoas durante certos diálogos.

As poções são um dos principais truques do bruxo, mas leva um tempo para serem dominadas. Você produz vários tipos de poções no menu Alquimia. Esses itens dão bônus de vitalidade, permitem enxergar no escuro ou recuperar pontos de vida sempre que recebe dano, por exemplo. As poções sempre são recarregadas quando Geralt tira umas horas para meditar.

Um aviso: cada poção possui um nível de toxicidade. Exagerar na dose (tomando várias poções diferentes para ficar "apelão" e salvar a pele) geralmente deixam o personagem com uma aparência bem assustadora.

  • Divulgação

    Bem conhecido dos jogadores brasileiros, Sérgio Moreno empresta a voz para Geralt

5. Dublagem brasileira

"The Witcher 3: Wild Hunt" está todo em português. O jogo conta com um time excelente na dublagem e muito, mas muito texto mesmo. São menus, cartas, cartazes, livros inteiros traduzidos para o nosso idioma. Pontos para a localização, que mantém o clima "medieval fantástico" do game mas com termos brasileiros. "Não é hora de chorar as pitangas!", já dizia a taverneira.

Na dublagem, se destacam as vozes de Sérgio Moreno (Geralt) e Orlando Drummond (Vesemir). Aqui e ali até rolam umas derrapadas em personagens menores, mas de forma geral, é um game que dá gosto jogar em português - coisa rara nesses dias em que se prefere contratar "talentos VIP" ao invés de bons profissionais para cuidar da dublagem.

Outra coisa rara presente em "The Witcher 3" é a opção de escolher o idioma do áudio e do texto dentro do game, separadamente. Assim, você pode curtir a aventura com o áudio em inglês (ou espanhol, francês ou polonês) com as legendas em nossa língua.

ASSISTA AO TRAILER DE LANÇAMENTO DE "THE WITCHER 3"

  •