Topo

Vai e vem: entenda as mudanças do meio da temporada do Brasileiro de "LoL"

Do UOL, em São Paulo

21/05/2015 17h46

Quanto mais o eSport se desenvolve no Brasil, mais ele se parece com o futebol. Até mesmo as conturbadas janelas de transferências de jogadores já estão se tornando uma tradição entre os times profissionais de "League of Legends".

Entre ameaças de processo e trocas de jogadores polêmicas, as equipes que começam neste sábado (23) as disputas da 2ª Etapa do Circuito Brasileiro são muito diferentes daquelas que deram o pontapé inicial no torneio no início do ano.

As mudanças são rápidas e muitas vezes surpreendentes. Campeão da 1ª Etapa pelo INTZ e com fama de "melhor do Brasil", Gabriel "Revolta" Henud decidiu voltar para a Keyd Stars, seu antigo time, no momento mais alto de sua carreira.

"É muito difícil acompanhar o ritmo das transferências", admite Roberto Silva, 19, que acompanhou a final da 1ª Etapa em Florianópolis vestindo a camiseta da INTZ. "No meio da temporada a maior estrela do time deixa ele para ir para o rival. Quem é fã acaba não conseguindo escolher um único time para torcer".

A tabela abaixo mostra mudanças nas escalações principais dos oito times que disputarão a 2ª Etapa do CBLoL em relação às escalações que eles tinham no início de 2015:

 VAIVEM
Lucas "Electro" Dal Prã

Rodrigo "Kalec" Rodrigues
Felipe "Skyer" Gimenes

Felipe "YoDa" Noronha
Matheus "Mylon" Baronti

Kyung-Min "DayDream" Kang

Jin-Hyun "Emperor" Kim

Lucas "Krow" Rabaça
Gabriel "Revolta" Henud

André "esA" Pavezzi

Whesley "Leko" Holler
Whesley "Leko" Holler Matheus "Mylon" Borges
Gabriel "Revolta" Henud Leonardo "Alocs" Belo
  • As mudanças assinaladas fazem referência à line-up principal. Alguns dos jogadores que deixaram suas posições anteriores ainda aparecem em suas respectivas organizações como reservas.

"Em outros países, onde o eSport já é mais organizados, é mais fácil torcer para um time porque as mudanças não são tão repentinas", explica o torcedor.

É o caso da Cloud9, equipe americana que manteve a mesma escalação de jogadores por dois anos. Hai "Hai" Du Lam quebrou a sequência no mês passado, mas só deixou o time principal para tornar-se técnico do mesmo. Seus quatro companheiros continuam nas suas respectivas posições antigas.

"Aqui no Brasil, o jeito é escolher um ou outro jogador favorito e acompanhar ele. Mas não dá para torcer tanto quanto faço no futebol", afirma Roberto.

 VAIVEM
Leonardo "Robo" Souza

Victor "Prince" Sun

Gustavo "OwNinG" Gomes
Márcio "Eryon" Reis

Gustavo "Sacy" Rossi

Jonas "Caos" Cardoso
Bruno "Goku" Miyaguchi

Mateus "Skybart" Neves
Guilherme "Vash" Conti

Arlindo "element" Neto
Márcio "Eryon" Reis

Daniel "dans" Nascimento

Rodrigo "Digolera" Haddad
Pedro "ziriguidun" Ferreira

Bruno "bruNo" Oliveira

Gustavo "Minerva" Queiroz
Matheus "Cansado" Guimarães

João "Zuao" Vitor
Renato "TheFoxz" Souza

Lucas "Krow" Rabaça
  • As mudanças assinaladas fazem referência à line-up principal. Alguns dos jogadores que deixaram suas posições anteriores ainda aparecem em suas respectivas organizações como reservas.

No regulamento oficial do Circuito Brasileiro 2015, a Riot Games estipular que um time precisa manter pelo menos três de seus jogadores que participaram da 1ª Etapa também na 2ª.

Como a contagem leva em consideração também jogadores reservas, porém, times tem bastante espaço de manobra para virar suas escalações de cabeça para baixo, caso assim desejem.

Com muitas novidades, a 2ª Etapa do Circuito Brasileiro de "League of Legends" começa neste sábado (23). INTZ e Keyd Stars reprisam a final do 'split' anterior a partir das 13h no horário de Brasília, com transmissão ao vivo através do site oficial da Riot.