Topo

Heróis de filmes adotam estilos únicos nos games para fazer sucesso

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

27/05/2015 19h14

Durante os anos 90 e início do século XXI, era comum ver jogos baseados em grandes produções cinematográficas - na esmagadora maioria, de qualidade medíocre.

Nos últimos anos, porém, após tanto bater cabeça, os jogos de videogame decidiram trilhar caminho próprio, mas sem romper totalmente a associação com longa-metragens blockbusters.

Prova disso é toda a expectativa em torno de "Mad Max", jogo que sai no dia 1º de setembro e não tem nada a ver com o aclamado "Estrada da Fúria", ainda que ambos sejam da mesma franquia.

Com história inédita e diversas possibilidades para criar seus próprios veículos de destruição e aventuras, "Mad Max" já despontava como grande promessa para 2015 e o sucesso de crítica do filme só aumenta essa expectativa.

Inclusive, na edição mais recente do podcast Playground a equipe do UOL Jogos comenta como o filme pode influenciar o game:

Max não está sozinho: de fato, neste próximo mês de junho o game "LEGO Jurassic World" vai aproveitar o hype do filme "Jurassic World" para apresentar um mundo de brinquedo que homenageia não só a nova produção das telonas do cinema, mas todo o quarteto de filmes estrelados pelos imensos lagartões.

Ainda no final de junho chega também "Batman: Arkham City", que busca consolidar de forma definitiva os games como uma alternativa tão válida quanto o cinema para estabelecer um universo persistente próprio.

Enquanto o iminente longa "Batman Vs Superman - A Origem da Justiça" parece sofrer para conquistar um estilo próprio - e o carinho dos fãs - "Arkham Knight" chega com ares de arrasa-quarteirão, marcando a estreia de uma aventura solo do Morcego nos videogames de nova geração, PlayStation 4 e Xbox One.

Filme e game em parceria

No final do ano, por sua vez, a Disney ousa ao apresentar nos videogames uma experiência complementar ao também aguardadíssimo "Star Wars: O Despertar da Força".

O jogo "Star Wars Battlefront" receberá poucas semanas antes da estreia do filme um conteúdo extra gratuito para adquirir via download que mostra a batalha de Jakku.

No longa-metragem, esta batalha já aconteceu e seus desdobramentos são importantes para a nova história - o imenso Star Destroyer afundado no deserto que aparece no início do segundo trailer de "Despertar" participou da tal batalha.

Enquanto no filme ela já aconteceu, no videogame os fãs poderão participar ativamente do conflito.

ASSISTA AO TRAILER DE "STAR WARS: BATTLEFRONT"

  •