Topo

Jogo nacional grátis sobre advogados diverte e ensina Direito do Consumidor

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

29/05/2015 16h06

A inusitada série "Ace Attorney", da Capcom, que mostra atrapalhadas e divertidas aventuras de advogados, não é exatamente um grande sucesso de vendas no ocidente, mas possui um grupo forte e fiel de seguidores.

Dentre eles está a galera do estúdio Supernova, de Fortaleza, que criou "Carcará - Asas da Justiça", que usa a mesmíssima fórmula de "Ace Attorney" para divertir e ensinar noções básicas sobre Direito do Consumidor.

Produzido com verba do concurso INOVApps, do Ministério das Comunicações, o jogo está disponível gratuitamente para celulares e tablets com Android e em breve deve receber também versões para iOS e computadores.

O desenvolvimento foi rápido, conforme conta Renan Rodrigues, game designer do Supernova: "Foram em torno de 5 meses; a equipe contou com 10 pessoas no total".

Carcará possui uma mentora chamada Roberta Asa Branca e um de seus rivais é o promotor Chico Pavão (aliás, inspirado no escrachado cantor Falcão). Outros personagens são Ricardo Graúna e Danilo Falcão.

Segundo Renan, os nomes de aves surgiram de uma brincadeira com o próprio "Phoenix Wright":

"Alguém traduziu para 'Fênix Certo' e aí a gente começou a brincar que ia fazer um Phoenix Wright do nordeste, o 'Carcará Direito'. Esse ficou sendo o nome interno do projeto, mas a gente acabou se acostumando e afeiçoando à ideia, e resolvemos expandir para os demais advogados".

  • Divulgação

    O estilo de jogo de "Carcará" é bem familiar para fãs de "Ace Attorney"

O jogo em si funciona tal qual a obra que o inspirou e mostra muitos textos, bom humor e alguns quebra-cabeças simples de resolver. Melhor ainda, não exige reflexos rápidos, tornando-o prático para curtir na telinha do smartphone.

Durante os embates nos tribunais, é necessário recorrer ao Código de Defesa do Consumidor para rebater argumentos dos promotores adversários. "Incluir o conteúdo educativo de forma que não parecesse invasivo ou fora de contexto foi uma de nossas linhas-guia", explica Renan. "Acredito que foi tranquilo incluir esse conteúdo no jogo, já que desde o começo o projeto foi pensado com isso em mente, não foi algo 'jogado' lá".

Disponível completo para download de graça, "Carcará - Asas da Justiça" tem quatro histórias e é possível testar um deles gratuitamente no computador baixando do site oficial do jogo.

  •  

NÃO CONHECE?

"Ace Attorney" é uma série da Capcom, mesma produtora de "Street Fighter", "Mega Man" e outras franquias famosas, que começou em 2001, com versões para o Game Boy Advance somente no Japão.

Com o passar dos anos, a franquia recebeu novas versões e adaptações para Nintendo DS, incluindo edições para o ocidente.

Ainda que os games nunca tenha alcançado grande sucesso de vendas, o carisma dos personagens cativou fãs ao redor do mundo, tornando o protagonista Phoenix Wright bem popular - tanto que ele foi até incluído como lutador jogável em "Ultimate Marvel vs. Capcom 3".