Topo

Primeira mulher pro-player de "LoL" no Brasil virou profissional sem querer

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

29/05/2015 17h00

Inscrita no Circuito Brasileiro de "League of Legends" como a suporte reserva da KaBuM!, Geovana "Revy" Moda, 19, é a primeira pro-player mulher do jogo no país - título que ela conseguiu "sem querer".

"Nunca pensei em virar profissional. Isso é algo bem recente na minha vida", conta a jovem em entrevista ao UOL Jogos.

Jogadora de "LoL" desde 2012 por influência do irmão, que instalou o game em seu computador, Geovana foi tragada pelo eSport sem perceber. "Eu já conhecia alguns pro-players, mas continuava jogando normal. Cheguei na liga 'Desafiante' e, por isso, mais pessoas começaram a prestar atenção em como eu jogava", explica. "Depois, começaram a surgir algumas propostas, e eu eventualmente aceitei".

Começando de leve

Como reserva, Geovana ainda não tem todas as obrigações de um 'pro-player' titular. Ela não precisa, por exemplo, morar na 'gaming house' com seus companheiros de time. "Moro com meus pais e costumo treinar sozinha. Para melhorar, também assisto às transmissões que outros jogadores fazem", afirma.

Mesmo sendo a única mulher dentre os mais de 70 pro-players inscritos nessa temporada do Brasileiro de "LoL", Geovana garante que não estaria em desvantagem contra seus rivais homens. "Biologicamente, garotas são diferentes dos homens em termos de concentração", diz. "Isso pode fazer diferença em um jogo mais rápido como 'Counter-Strike', mas em um MOBA como 'LoL' o impacto disso é muito pequeno".

Um dos mais jogados shooters competitivos, "Counter-Strike" é conhecido por torneios que dividem os participantes por gênero. Já a Riot Games, produtora de "LoL", afirma que o sexo não é critério para limitar a participação de jogadores em seus torneios oficiais.

A pro-player admite que já sofreu com "gracinhas" durante suas partidas, mas que nunca se sentiu discriminada pela comunidade. "Qualquer uma que invista o tempo e se torne boa o suficiente pode chegar onde eu cheguei. Por isso, não acho que eu estar no CBLoL seja 'um grande passo' para as mulheres. Era algo inevitável", garante.

Brasileirão

Com disputas semanais, a 2ª Etapa do Circuito Brasileiro de "League of Legends" vai ao ar todos os sábados e domingos a partir de 13h no horário de Brasília.

Fãs podem acompanhar as partidas ao vivo através do site oficial da Riot Games.