Topo

Nova plataforma da Nintendo terá sistema operacional Android, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

01/06/2015 11h12

Uma reportagem do jornal japonês Nikkei indica que a nova plataforma desenvolvida pela Nintendo, por enquanto conhecida apenas como NX, rodará com sistema operacional Android.

De acordo com o jornal, uma fonte dentro da empresa revelou que a decisão é uma grande mudança no modelo de negócios da Nintendo, que agora está disposta a utilizar uma plataforma mais aberta para permitir a desenvolvedores mais flexibilidade a jogos e conteúdo que também podem ser utilizados em tablets e smartphones.

A fonte também indica que esta decisão foi feita após o abandono constante de grandes publishers e produtoras third-party, como a EA e a Ubisoft, que passaram a não desenvolver jogos para o Wii U por se tornar uma despesa extra.

Por enquanto, a Nintendo não se pronunciou sobre o assunto.

Nova plataforma

Anunciado em março,durante uma conferência com investidores da empresa, o NX promete ser um "conceito inovador" na indústria de games, segundo o presidente Satoru Iwata.

Por enquanto, porém, há poucas informações envolvendo este novo projeto, e Iwata já declarou que a empresa só discutirá mais concretamente sobre o NX em 2016.

Ainda não se sabe, por exemplo, se a plataforma será um sucessor do Wii U ou 3DS, ou se estará posicionado em uma área diferente do mercado.