Topo

Veja 5 coisas que você precisa saber sobre o novo "Rock Band"

Théo Azevedo

Do UOL, em Los Angeles

01/06/2015 11h01

O show tem que continuar. Após um hiato de alguns anos, “Rock Band” vai voltar e, ao lado do novo “Guitar Hero”, enfim trazer os jogos musicais à atual geração de consoles.

Pode ser que o auge do gênero já tenha passado, mas “Rock Band 4” aposta em novidades que vão desde instrumentos melhores até compatibilidade com acervo e instrumento dos jogos anteriores, para atrair novamente os fãs da série e, porque não, conquistar novos adeptos também.

Em um evento nos Estados Unidos, o UOL Jogos teve a chance de conhecer as novidades do game. Conheça algumas das principais:

1 – Compatibilidade com músicas e instrumentos antigos
Se você gastou os tubos com instrumentos e músicas para os “Rock Band” anteriores, não precisa se desesperar: todas as canções e periféricos serão compatíveis com o novo jogo. É possível “exportar” o acervo sem custo adicional, e os acessórios sem fio do PS3 funcionam no PlayStation 4, bem como os os do X360 funcionam no Xbox One.

2 – Novos instrumentos no PlayStation 4 e Xbox One
A Harmonix firmou uma parceria com a Mad Catz, especialista em periféricos para games, para promover uma série de melhorias aos instrumentos de "Rock Band 4", especialmente nos componentes internos – o design final dos acessórios ainda não foi revelado. Nas guitarras, por exemplo, o acelerômetro, que detecta os movimentos do jogador, será digital - nas versões antigas era analógico. Assim, o movimento para acionar o bônus "Overdrive", que multiplica pontos, será muito mais confiável, bem como a latência, que é a tempo de demora da resposta aos comandos.

3 – Soltar a voz em grande estilo
Se você gosta de jogar no vocal, principalmente nos modos Hard ou Expert, vai poder se expressar com ampla liberdade em “Rock Band 4”. Não mais será necessário seguir exatamente a canção como esta foi gravada. Tal qual uma estrela do rock numa performance ao vivo, o vocalista pode dar seu toque pessoal à interpretação sem ser penalizado. Basta, entre um floreio e outro, cantar a música em sua forma básica.

4 – Show sem parar
Há certos momentos que tornam shows especiais e ficam marcados em nossa memória por toda a vida. “Rock Band 4” quer tentar replicar esses instantes memoráveis ampliando a interação entre o público e a banda. Como? Bem, agora a multidão acompanha o clima da apresentação, inclusive pedindo músicas. Há ainda um sistema em tempo real que permite escolher a próxima canção conforme votação dos “músicos” ou mesmo do público. Ou seja, não é preciso mais parar o jogo para ir ao menu e selecionar a próxima canção.

5 – Acervo novo
Não seria um “Rock Band” sem músicas novas, é claro, e a Harmonix segue revelando as canções da próxima versão no conhecido esquema conta-gotas. As mais recentes são:

Avenged Sevenfold – “Hail to the King”
Fleetwood Mac – “You Make Loving Fun”
Jack White – “Lazaretto”
Spin Doctors – “Little Miss Can’t Be Wrong"
The Killers – “Somebody Told Me”
The Who – “The Seeker”

“Rock Band 4” será lançado para PlayStation 4 e Xbox One em 2015.