Topo

Jogamos: "LEGO Dimensions" mescla jogo, brinquedos e franquias de peso

Divulgação
Imagem: Divulgação

Théo Azevedo

Do UOL, em Los Angeles

02/06/2015 10h01

De acordo com uma pesquisa do NPD, nos últimos seis meses, pais norte-americanos gastaram, em média, US$ 131 em produtos que unem brinquedos e games, um segmento hoje dominado pelas franquias "Skylanders", "Infinity" e "Amiibos", de Activision, Disney e Nintendo, respectivamente.

No final de setembro, o segmento vai ganhar mais um participante. E de peso: é "LEGO Dimensions", da Warner Bros, que chega sustentado por marcas de peso, como "Os Simpsons", "O Senhor dos Anéis", "Doctor Who", "De Volta para o Futuro" e várias outras.

Assim como nos demais jogos do gênero, para entrar na brincadeira é preciso comprar um kit inicial, o Starter Pack, que no caso de "LEGO Dimensions" inclui o jogo, o toypad (superfície na qual é montada um portal), e três personagens - Gandalf, Wildstyle (MegaEstilo aqui no Brasil) e Batman, que vem acompanhado do Batmóvel.

Como se trata de um jogo de LEGO, tanto o portal quanto o Batmóvel precisam ser montados peça a peça, o que enriquece a diversão - as instruções, na tela, replicam o estilo característico dos manuais do brinquedo.

Mas será que é grande o bastante para mais um competidor? "Os consumidores estão dispostos a mudar de franquia, mas sem abandonar o segmento", diz Liam Callahan, analista do NPD. "É algo que cai bem para o setor como um todo, especialmente para novos entrantes, uma vez que o consumidor está afim de testar novas marcas".

Sonho antigo

"'LEGO Dimensions, com esses diferentes mundos que colidem entre si, é algo que queríamos fazer há muito tempo, mas só agora temos a tecnologia da qual precisávamos", explica Jon Burton, diretor criativo da Traveller's Tales, produtora que está por trás de série de jogos de LEGO publicada pela Warner.

O UOL Jogos teve a chance de testar "LEGO Dimensions", cuja história fala de um vilão, Lord Vortech, que deseja controlar todos os mundos de LEGO e, para tanto, decide arregimentar uma legião de aliados e faz uma bagunça das grandes ao criar um portal que mistura diversos personagens, aliados de sua causa ou não.

Logo no começo da demonstração, ambientada em um dos cenários de O Mágico de Oz, o trio Gandalf, Batman e Wildstyle é cercado por um fogo verde, magia da Bruxa que passeia pelo céu em sua vassoura, cercada por macacos voadores. Gandalf acaba aprisionado pela vilã e, nesse momento, o quadrante onde o bonequinho do personagem está colocado, no toypad, começa a piscar em vermelho. Para libertá-lo, é preciso tirar o boneco de lá e colocá-lo em outro quadrante.

Esse tipo de interação entre o jogo e o mundo real vai acontecer bastante durante "LEGO Dimensions". Mover bonecos de lugar parece simplório demais, mas há momentos mais elaborados, em que resolver certos quebra-cabeças vai dar trabalho. Um deles, por exemplo, exige que o jogador remova o Batmóvel do toypad, desmonte-o e construa o veículo num formato diferente, seguindo instruções na tela. Surge, então, o Batblaster, que lembra um trator, mais forte e resistente - e capaz de solucionar o enigma em questão.

Como costuma acontecer em produtos do gênero, a Warner vai vender kits com novos bonecos, fases etc, mas Burton garante que, ao comprar o Starter Pack, o jogador terá acesso a todos os mundos do jogo. "Você pode jogar uma fase de 'Doctor Who', depois ir para 'Portal' e, enfim, passear pelos 'Simpsons'", complementa.

Quem já jogou qualquer título de "LEGO" feito pela Traveller's Tales vai reconhecer o estilo de jogo de "LEGO Dimensions", com quebra-cabeças que exigem cooperação, pecinhas para coletar, diálogos e animações bem-humoradas e por aí vai. Como manda o figurino, há o modo Jogo Livre e as missões da história e, mesmo no caso dessas últimas, é possível colocar qualquer personagem ou veículo no portal e ver o que acontece.

"LEGO Dimensions" sai em 27 de setembro para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One e Wii U.

OS MUNDOS DE "LEGO DIMENSIONS"

LEGO MovieDC Comics
O Senhor dos AnéisLEGO Ninjago
O Mundo dos DinossaurosDe Volta para o Futuro
O Mágico de OzDoctor Who
PortalLEGO Chima
Caça-FantasmasScooby-Doo
MidwayThe Simpsons