Topo

Jogamos: do diretor de "Journey", "AB ZÛ" é envolvente no oceano

Aventura no fundo do mar é marcada pelo tom de solidão - Divulgação
Aventura no fundo do mar é marcada pelo tom de solidão Imagem: Divulgação

Théo Azevedo

Do UOL, em Los Angeles

10/06/2015 10h00

Idealizado por Matt Nava, que foi diretor de arte da thatgamecompany, “AB ZÛ”, que significa “conhecer a água”, é uma experiência tão imersiva quanto “Journey”, título mais conhecido no currículo do produtor, hoje à frente da Giant Squid Studios.

O UOL Jogos testou uma versão de “AB ZÛ” ainda em pré-alfa, o que mostra que o jogo para PC e PlayStation 4 ainda encontra-se em estágio bastante rudimentar, mas já suficiente para mostrar a que vem. Trata-se de uma aventura de tom solitário, protagonizada por um mergulhador e ambientada em um vasto oceano, repleto de vida marinha.

“É um jogo sobre fluidez, e não um simulador de mergulho”, Nava se apressa em enfatizar. “Na maioria dos jogos que têm vida marinha de alguma forma, o jogador se restringe a atirar nos peixes ou matá-los. ‘AB ZÛ’ apresenta algo mais respeitoso e com significado, que esperamos ajude a criar uma conexão genuína entre o jogador e os seres marinhos”.

Na verdade, pouco se sabe sobre “AB ZÛ” e mesmo Nava ainda não quer contar muita coisa. Nos 30 minutos que passei explorando o oceano, nadei com tartarugas, vi tubarões, arraias, baleias e centenas de cardumes, desfrutando uma extrema liberdade com os controles, entre mergulhos, loopings etc.

Na demonstração, conforme avançava pelo oceano, passando por cavernas e paredões, não houve qualquer narração ou indício de historia. Porém, o mergulhador encontrou pelo caminho alguns sonares, que lembram drones, quando ativados, passam a nadar ao lado do protagonista, ajudam a superar certos obstáculos.

O que mais agrada é justamente a sensação de desligar-se do mundo exterior para, com o perdão do trocadilho, mergulhar num lugar envolvente. É uma experiência relaxante, mas a Giant Squid garante que haverá momentos de tensão.

A 505 Games, que vai distribuir “AB ZÛ”, ainda não sabe especificar qual será a duração de jogo, ainda que fale em “algumas horas”. A historia e o ambiente são bem definidos, mas plantas e peixes são gerados de forma procedural. Tampouco está decidido se será um game para a PSN ou vendido em caixinha.

Mais informações sobre “AB ZÛ” serão reveladas na E3, que acontece entre 16 e 18 de junho, com cobertura in loco do UOL Jogos.