Topo

"Street Fighter V" fica mais fácil de jogar, mas não perde competitividade

Tela de jogo de "Street Fighter V" - Divulgação - Divulgação
A tela de combate de "Street Fighter V" mostra os indicadores de V Trigger, de Critical Arts e o retorno da barra de tonteamento
Imagem: Divulgação

Claudio Prandoni e Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

11/06/2015 12h00

Nos anos 1990, lá na época em que "Street Fighter" tinha chegado aos fliperamas do Brasil, soltar um Hadouken era um feito tão comemorado quanto vencer um round. Na época, os jogadores não estavam ainda acostumados a fazer comandos complexos para dar golpes especiais em jogos de luta e, com isso, o game da Capcom revolucionou o gênero.

O próximo jogo da série, "Street Fighter V", que será lançado para PS4 e PC, não tem a pretensão de causar o mesmo impacto, mas sim tenta ser um jogo mais inclusivo , removendo comandos praticamente impossíveis de serem feitos por um iniciante no gênero e deixando o game mais acessível para muitas pessoas.

Golpes Street Fighter V - Divulgação - Divulgação
Os golpes ficaram mais fáceis, a magia de Charlie, por exemplo, agora é feita com um quarto de lua e apertando o botão de soco
Imagem: Divulgação

Saem de cena golpes complexos, como dar um giro de 360º no direcional ou 'carregar' para trás por dois segundos para depois fazer outro comando. Com isso, muitos golpes famosos mudaram, como o Lightning Legs (o chute rápido) da Chun-Li, que era feito apertando os botões de chute diversas vezes e agora é acionado com uma meia-lua e apertando um botão de chute.

Essas mudanças, no entanto, não significam que o game vai ficar mais simples ou menos competitivo. Em comparação com "Street Fighter IV", o novo jogo está mais rápido e dinâmico. UOL Jogos pôde ver como isso funciona e testou o game com os quatro personagens revelados até agora: Ryu, Chun-Li, Charlie Nash e M. Bison.

Nash, por exemplo, ficou completamente diferente de suas aparições em "Street Fighter Alpha". Ele era um personagem de golpes 'carregados', muito parecido com Guile. Em "Street Fighter V" o militar ficou com comandos mais parecidos com os de Ryu, ficando mais ágil e com combinações de golpes que chegam a lembrar personagens de "King of Fighters".

Novas mecânicas

Além da simplificação de golpes, "Street Fighter V" ganhou novidades nas mecânicas. Sai de cena o Focus Attack (que em "SF IV" era um comando feito apertando os botões de soco e chute médios juntos) e entram os V Skills. Essas habilidades são acionadas apertando os dois botões médios e permitem que cada lutador faça um ataque único.

A Chun-Li por exemplo, faz um salto para frente que acerta o adversário, Ryu pode aparar um golpe do adversário, Bison reflete magias de adversários e Nash absorve projéteis e ganha um pouco de energia para sua barra de Critical Arts (em um movimento muito parecido com um golpe do Villager, de "Smash Bros.", que tem a mesma função).

Além das V Skills "Street Fighter V" adiciona também uma mecânica chamada V Trigger, uma barra de energia que é preenchida ao levar golpes. Ao completar esta barra, o jogador pode apertar os dois botões fortes para acionar um efeito especial único para cada personagem.

V Trigger Street Fighter V - Divulgação - Divulgação
A barra de V Trigger é preenchida ao defender ou receber golpes do adversário
Imagem: Divulgação

No caso de Ryu, seus ataques ganham propriedades elétricas e ficam mais fortes, capaz inclusive de deixar o alvo tonto mais rapidamente e, vulnerável a mais ataques. Já os golpes básicos de Chun-Li acertam diversas vezes, facilitando o encaixe de combos longos e mais poderosos. Bison, fica mais rápido e sua corrida vira um teletransporte. Já Nash pode usar sua barra para teletransportar para frente, costas ou acima do inimigo.

Ou seja, os comandos e as propriedades são fáceis de serem entendidos e usados, mas não é tão fácil se tornar um mestre nelas.

Em "Street Fighter IV" os lutadores tinham sempre pelo menos dois golpes especiais, divididos entre Super e Ultra Combo. Já em "Street Fighter V" existe apenas um golpe do tipo, chamado Critical Art. Para desferir um Critical Art é necessário preencher uma barra que vai aumentando conforme você desfere golpes no adversário.

Porém, diferente de um Super Combo, os Critical Arts causam muito dano e pode se tornar um golpe decisivo para uma luta.

Mais rápido e acessível

Nos testes de UOL Jogos com "Street Fighter V" percebemos que o game está realmente mais rápido do que "Street Fighter IV", mas não tão frenético quanto era em "Street Fighter II Turbo" e similares. Por incrível que pareça, essa velocidade aumentada permite que você encaixe os combos mais facilmente.

Uma das explicações para isso é que o game conta com menos combos que exigem muita velocidade. Agora os combos podem ser feitos com mais calma e até em controles normais que acompanham os consoles.

Além disso, os comandos simplificados permitem fazer combinações precisas que antes eram feitas na base da sorte, como era o caso de combos da Chun-Li que usavam o Lightining Kick.

Pelo o que foi mostrado até agora pela Capcom, "Street Fighter V" é realmente um jogo completamente novo, com mecânicas divertidas e inovadoras. Falta saber se o público, que se acostumou tanto com as milhares de versões de "Street Fighter IV" vai aceitar bem essas mudanças.