Topo

Para competir com Twitch, YouTube criará site especial para games

Serviço chegará aos computadores e dispositivos mobile no terceiro trimestre - Divulgação
Serviço chegará aos computadores e dispositivos mobile no terceiro trimestre Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

12/06/2015 18h04

O YouTube anunciou nesta sexta (12) planos para criar o YouTube Gaming, novo site que terá como foco conteúdo exclusivo de games.

De acordo com a empresa, o site será composto por 25 mil páginas específicas para cada jogo, com cada uma servindo como um hub para canais, vídeos e transmissões por streaming. Este conteúdo poderá ser feito tanto por produtoras de games quanto por youtubers.

Como no serviço do YouTube, também será possível assinar canais e criar playlists baseadas em games que quiser acompanhar. Além disso, quando um canal começar um livestream, todos os seus seguidores poderão ser notificados.

"Descubra novos favoritos com recomendações baseado em games e canais que você curte", diz o anúncio. "E quando quiser ver algo específico, você pode procurar com tranquilidade, sabendo que digitar 'call' vai mostrar 'Call of Duty' e não 'Call Me Maybe'".

O YouTube também anunciou que seu serviço de streaming será significativamente melhorado e simplificado.

"Além de funções existentes como streaming com taxa de quadros a 60 fps, DVR, e converter automaticamente sua transmissão em vídeo do YouTube, estamos retrabalhando nosso sistema para não seja mais necessário marcar um evento antes da hora", revelou a empresa. "Também criamos um link único que pode ser compartilhado para todos os streams".

Youtube gaming - Divulgação - Divulgação
Site terá páginas especiais de jogos populares, como "League of Legends"
Imagem: Divulgação

Rivalidade

O serviço parece ser uma resposta do Google ao serviço Twitch.tv, que é visto como a grande força para transmissão de gameplay por streaming.

No ano passado, o YouTube tentou adquirir o Twitch, mas negociações foram barradas por legislação anti-trust. No fim, o site foi comprado pela Amazon, pelo valor de quase US$ 1 bilhão.

A popularidade de vídeos com jogos no YouTube também indicam que usuários podem responder bem à iniciativa - em 2014, a palavra "Minecraft" só foi superada por "música" como termo mais buscado dentro do site.

O YouTube Gaming será lançado nos EUA e Europa durante o terceiro trimestre. A empresa não indicou se este serviço chegará ao Brasil.